SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Sistema Santa Cecília leva informação sobre o setor portuário com cobertura de evento

Sistema Santa Cecília leva informação sobre o setor portuário com cobertura de evento


Fonte: Santaportal (25 de agosto de 2021 )
Foto por: Reprodução/Santa Cecília TV

 

A Santa Cecília TV e o Santa Portal realizaram a cobertura do Santos Export 2021 nesta segunda (23) e terça-feira (24), com mais de 20 horas de evento e mais de 20 entrevistas. Autoridades portuárias e empresas ligadas ao setor participaram do evento, que discutiu temas como a desestatização do Porto de Santos e a expansão pelo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ).

 

O presidente do conselho da Brasil Export, Ricardo Molitzas, exaltou a cobertura realizada pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação. “Nós estamos inseridos nesse sistema portuário, de logística nacional, então é o nosso dia a dia, mas é fundamental que isso chegue para a sociedade, e que a sociedade tome conhecimento”, disse.

 

“Todo esse crescimento e esse investimento que está se discutindo aqui é bom para a sociedade como um todo, é geração de emprego, é melhoria para a economia, e ter uma TV como a Santa Cecília, regional, levando isso para a sociedade é fundamental para que a gente consiga atingir isso tudo com o conhecimento de todo mundo que está envolvido”, completou o presidente.

 

Último dia de evento
Nesta terça-feira (24) aconteceu o encerramento do Santos Export 2021, que aconteceu em Guarujá, e reuniu autoridades portuárias e responsáveis por empresas ligadas ao Porto de Santos. O principal assunto debatido nesta terça foi a expansão do Porto.

 

Foram realizados quatro paineis no último dia de evento. No primeiro dia, foi discutida a privatização do Porto de Santos, e nesta terça, o tema principal foi o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento, o PDZ.

 

Na prática, o PDZ trata da expansão e aumento da capacidade de operação do Porto de Santos em maia de 50% até 2040.

 

Segundo Ricardo Molitzas, presidente do conselho da Brasil Export, que realiza o evento do setor portuário, o objetivo do evento é trazer discussões relevantes para a categoria.

 

“O Santos Export que aconteceu hoje é um dos regionais, e faz parte do fórum Brasil Export, que é um fórum de discussão permanente. Estamos com a discussão da desestatização do Porto de Santos, e junto com isso, o PDZ, que foi aprovado em 2019 para os próximos 20 anos de desenvolvimento do Porto”.

 

O presidente do fórum explica que o PDZ prevê um crescimento de 140 para 240 milhões de toneladas de movimentação de cargas no Porto de Santos, e é um plano que especifica o que e onde o aumento será realizado. “Atrelado a isso, você tem a necessidade de investimentos, principalmente nos acessos. Nós temos acesso aquaviário por onde os navios chegam ao Porto, e isso precisa ser desenvolvido para atender esse crescimento da demanda”, disse.

 

O presidente também disse que o desenvolvimento da rodovia e ferrovia também estão ligados ao PDZ. “É o que faz chegar a carga ao Porto. Então essa discussão dos acessos é fundamental e importante para que a gente consiga atender e atingir esse crescimento de movimentação”

 

Além de eliminar um gargalo na mobilidade dentro do Porto, a questão das ferrovias e rodovias também afeta diretamente a mobilidade urbana em Santos e na região, e daí vem a importância de que essas informações cheguem ao públicos, segundo Molitzas.

 

“A questão da ferrovia, por exemplo, dentro do que se tem planejado, o crescimento da movimentação, de capacidade, você tem a criação de viadutos, as eliminações de passagem de nível, que não melhoram só o trânsito da carga, mas melhoram a mobilidade urbana também. Tudo isso está previsto no investimento da ferrovia que, por consequência, vai acabar melhorando a mobilidade urbana”, ponderou.

 

Ele ainda mencionou a abertura com o Governo Federal para apresentar novas soluções sobre o Porto de Santos.

 

“Temos discussões para participar junto com o Governo Federal, que hoje nós temos muita abertura para levar as proposições para cada vez ter um modelo melhor. E isso obviamente beneficia o Porto, a cidade, a sociedade como um todo e o País, porque o Porto de Santos tem uma importância fundamental no comércio internacional”, finalizou.

 

Confira a entrevista completa a partir de 3’00”:


Mais lidas


  Na manhã desta quarta-feira (18), o Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo) recebeu em sua sede a visita do desembargador federal, Celso Ricardo Peel Furtado, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.   O magistrado foi recebido com um café da manhã pelo presidente da entidade, Régis Prunzel, acompanhado […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais