SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Ferrogrão irá revolucionar a logística de exportação de grãos do Brasil, afirmou Sampaio

Ferrogrão irá revolucionar a logística de exportação de grãos do Brasil, afirmou Sampaio


Fonte: Ministério da Infraestrutura (20 de agosto de 2021 )

Com a expectativa do leilão para ainda em 2022, a ferrogrão irá revolucionar a logística de exportação de grãos do Brasil, afirmou, nesta quinta-feira (19), o secretário executivo do Ministério da Infraestrutura (MInfra). Durante o webinar Infraestructure Virtual Mission, promovido em parceria com a Rússia, Sampaio reforçou a ferrovia como um projeto fundamental para garantir a segurança alimentar global.

 

Entre os principais projetos prioritários no programa de concessões, o secretário destacou também as primeiras privatizações portuárias, a começar pela privatização da Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA), que servirá de piloto para a privatização do Porto de Santos. Ressaltou também as assinaturas de 96 contratos de adesão de Terminais de Uso Privado (TUPs).

 

Segundo Sampaio, o governo brasileiro acredita fortemente no investimento privado e nas parcerias público-privadas. “Desde 2019, concedemos 74 ativos de transporte ao setor privado – incluindo portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e terminais portuários. Até 2022, vamos garantir cerca de R$ 50 bilhões em investimentos privados no setor de transportes, promovendo uma verdadeira revolução na logística do país”, afirmou.

 

CONTRATOS – Para demonstrar a preocupação do governo em criar um ambiente de negócios favorável ao investidor, o secretário explicou que o governo brasileiro se preocupa com a segurança jurídica para os investidores e simplificação regulatória. “Isso significa contratos transparentes e mais detalhados, com matriz de riscos e estrutura de incentivos bem definidas, gatilhos de investimento e cumprimento integral dos contratos de concessão, observados por órgãos reguladores independentes”, disse.

 

Também esteve presente no encontro para apresentar o programa de concessão na área de transportes do Governo Federal a secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias, Natália Marcassa.


Mais lidas


  Na manhã desta quarta-feira (18), o Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo) recebeu em sua sede a visita do desembargador federal, Celso Ricardo Peel Furtado, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.   O magistrado foi recebido com um café da manhã pelo presidente da entidade, Régis Prunzel, acompanhado […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais