Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Programa Destaque em SST motiva as empresas do Porto do Itaqui

Fonte: EMAP - Porto do Itaqui (18 de agosto de 2021)

Foto: Porto do Itaqui


 
Um dos grandes desafios para a área de Saúde e Segurança do Trabalho é motivar as pessoas a incorporar práticas seguras e monitorar ações sem, no entanto, parecer um censor com a função somente de punir falhas. Para tornar o Porto do Itaqui um ambiente cada vez mais seguro para todos que aqui trabalham, a COSET lançou, em janeiro deste ano, o Programa Destaque em SST – Saúde e Segurança do Trabalho.
 
A iniciativa, que começou a valer em fevereiro deste ano, avalia e destaca empresas que atuam dentro da poligonal do porto por suas ações e comprometimento com a segurança. “O objetivo é engajar as lideranças das empresas para as boas práticas em saúde e segurança do trabalho e ao mesmo tempo melhorar a fiscalização”, afirma a coordenadora do programa, Francynildes Serra.
 
Os líderes de equipes do Consórcio HTPB (HTB Piacentini), responsável pela obra de construção do Berço 99 do Porto do Itaqui, se apropriaram do sentido da palavra motivação de tal modo que hoje o grupo é campeão do Programa Destaque por seis meses consecutivos.
 
Para Kleber Ferro, gerente de Contratos da Piacentini, o programa tem sido um grande motivador para todo o grupo. “É uma ferramenta importante que favorece o engajamento e tem despertado a criatividade da equipe”. E criatividade é o que não falta ao Luís Conceição, engenheiro de Segurança do Trabalho do Consórcio HTB Piacentini, que apresenta as ideias de campanhas, como a dos Vingadores no período mais crítico da pandemia de covid-19. Seja você também um super-herói foi o mote da campanha que levou super-heróis para a área primária com o objetivo de reforçar os cuidados com a prevenção à doença.
 
No momento, embalado pelos sucessivos certificados mensais, ele vem trabalhando com a mensagem Não quebre regras, quebre recordes. “Todo o investimento precisa estar voltado para as pessoas”, diz.
 
O segredo da motivação, segundo Luiz Fernando Oliveira, gerente de Contratos da HTB, é a valorização da segurança desde a alta direção. “Temos metas internas e trabalhamos para fazer melhor a cada dia. Manter o nível é mais difícil”, afirma.
 
“O Programa Destaque em Saúde e Segurança da EMAP veio para consolidar uma transformação cultural e nós firmamos esse compromisso, que é uma oportunidade para as empresas mostrarem o que tem de melhor”, disse Gustavo Soares Santana, responsável pelo setor de SSQV da Suzano no Porto do Itaqui, empresa que está investindo mais de R$ 200 milhões no Porto do Itaqui, o que inclui a construção do Berço 99.
 
Critérios
Para obter pontos no programa a empresa é avaliada em diversos critérios, dentre os quais a realização de inspeção mensal em SST, envio dos indicadores mensais preenchidos corretamente dentro do prazo estabelecido, atendimento a plano de ação de investigação de incidentes, participação da liderança e da SESMT na reunião mensal de SST, além de boas práticas.
 
Algumas dessas boas práticas ganham bônus, como realização de campanha de SST, registro de Zap Seguro pelos trabalhadores, registro de quase acidente e realização de auditoria de SST.
 
Perdem pontos as empresas que tiverem registro de incidente com lesão, plano de ação com atividades pendentes, notificação ou interdição emitida pela EMAP, ausência na reunião mensal de SST e atraso no envio dos indicadores.
 
A apuração é mensal e divulgada em reunião mensal de SST, com entrega de certificados e a cada ano será feita a premiação anual, com certificado de Destaque do Ano entregue na primeira reunião do ano seguinte, por um representante da diretoria da EMAP.  Para esse momento tão especial está previsto um evento de reconhecimento aos trabalhadores que se empenharam nas boas práticas de saúde e segurança e as empresas com melhor pontuação serão reconhecidas no site do Porto do Itaqui.
 
“O programa Destaque é, por tudo isso, um chamado para que as empresas não só adotem boas práticas, mas que também compartilhem com a comunidade portuária, promovendo uma corrente positiva para tornar o Porto do Itaqui cada vez mais seguro”, afirma a gerente de Saúde e Segurança da EMAP, Jackeline Gama.
 
Todas as empresas que atuam na poligonal do Porto do Itaqui podem participar do programa. Mais informações podem ser obtidas na Coordenação de Saúde e Segurança (coset@emap.ma.gov.br).