SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Todos   /   CODESA – Julho cresce movimentação de todas as naturezas de carga

CODESA – Julho cresce movimentação de todas as naturezas de carga


Fonte: CODESA (17 de agosto de 2021 )

Mês em que houve quebra de recorde em movimentação mensal no Porto de Vitória, julho também registrou aumento na operação de todas as naturezas de carga, crescendo 23,73% em comparação a 2020. No acumulado do ano, granel sólido foi o destaque, com 536,4 mil t movimentadas, número que corresponde 42,58% a mais que o ano passado. Os produtos mais movimentados foram o carvão mineral, com aumento de 123% e malte, com 57,7%.

 

Em seguida, registra-se a movimentação de carga geral solta, com aumento significativo, puxada pelos 5.081 veículos desembarcados no mês. No acumulado do ano, obteve crescimento de 23,11%. Somente a movimentação de veículos cresceu 64,78% no período.

 

Granel líquido também obteve bons resultados. No acumulado do ano, operou 83,2 mil t, que corresponde a crescimento de 17,72%. Os destaques foram: soda cáustica com aumento de 39,9% e combustíveis, com 14%.

 

Além disso, a movimentação de contêineres também foi positiva. De janeiro a julho deste ano, aumentou 22,60% em comparação ao mesmo período de 2020. Outro dado que chama atenção é o crescente aumento da taxa de ocupação, que no acumulado do ano já registra alta de 29,99%.

 

Curiosidades

Seguindo tendência demonstrada nos últimos meses, as navegações de cabotagem e longo curso estão divididas nas operações realizadas no Porto de Vitória. No mês, 48,08% foram destinadas a cabotagem e 51,92% longo curso.

 

Ainda, os principais locais de origem e destino de embarcações que atracam no Porto de Vitória neste mês, além do Brasil, foram: Estados Unidos, Argentina, Colômbia e China.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais