Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Docas do Rio recebe visita técnica de dirigentes da Codesa

Fonte: CDRJ (16 de agosto de 2021)

Foto: ASCOM/ CDRJ


 
A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), que administra os portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, recebeu a visita de uma comitiva da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), responsável pelo Porto de Vitória. A reunião entre as Autoridades Portuárias aconteceu na manhã de sexta-feira (13), com o objetivo de apresentar uma visão geral da infraestrutura dos portos fluminenses e dos principais projetos e marcos da atual gestão da Docas do Rio aos dirigentes do porto capixaba.
 
A comitiva, liderada pelo diretor-presidente da Codesa, Júlio Castiglioni, também foi formada pelo diretor de Planejamento e Desenvolvimento, Bruno Fardin, e pela coordenadora de Marketing e Desenvolvimento de Negócios, Raquel Guimarães. Na Docas do Rio, os visitantes foram recepcionados pelo diretor-presidente, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira; pelo diretor de Gestão Portuária, Mário Povia; pelo diretor administrativo-financeiro, Indalecio Alvarez; pelo gerente de Desenvolvimento de Negócios, Filipe Peixoto; e por Marcelo Villas-Bôas, gestor de VTMIS (sigla inglesa para Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações).
 
O diretor-presidente, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, apresentou as boas-vindas à comitiva da Codesa e comentou sobre as principais medidas adotadas visando o crescimento da companhia e demais ações baseadas nos eixos estruturantes da gestão. A seguir, o diretor administrativo-financeiro, Indalecio Alvarez, relatou os principais resultados que demonstram a recuperação econômica e financeira da empresa.
 
Durante o encontro, o gerente de Desenvolvimento de Negócios, Filipe Peixoto, apresentou o Plano de Negócios da companhia, mostrando as oportunidades de investimentos que os portos oferecem, incluindo a possibilidade de desenvolvimento do Porto de Itaguaí, visando o mercado de gás, além de ter abordado o plano de desinvestimentos da empresa.
 
Já o gestor de VTMIS, Marcelo Villas-Bôas discorreu sobre os projetos de melhoria do acesso aquaviário nos Portos do Rio de Janeiro/Niterói e Itaguaí, tais como: a nova sinalização náutica no Canal de Cotunduba, que permitiu a navegação noturna de navios de grande porte; a implementação de sistemas de calado dinâmico para que os portos possam receber navios maiores de até 366m de LOA; além das parcerias firmadas e aquisições de equipamentos para a implantação do Local Port Service (LPS) até o final do 1º trimestre de 2022.