SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   China fecha terminal em 3º maior porto devido a covid

China fecha terminal em 3º maior porto devido a covid


Fonte: Valor Econômico (13 de agosto de 2021 )

A China fechou ontem parcialmente um importante terminal do porto de contêineres de Ningbo-Zhoushan, o terceiro mais movimentado do mundo, após um funcionário do local ser diagnosticado com covid-19.

 

Todos os serviços de entrada e saída de contêineres no terminal de Meishan, no porto de Ningbo-Zhoushan, foram interrompidos ontem até novo aviso devido a uma “interrupção do sistema”, segundo comunicado do porto. Um funcionário testou positivo para o coronavírus, disse o governo da cidade do leste da China.

 

O terminal fechado responde por cerca de 25% das cargas de contêineres que passam pelo porto, com base em cálculos da consultoria de segurança GardaWorld, segundo a qual “a suspensão pode impactar gravemente a movimentação e o transporte de cargas”. A alemã Hapag-Lloyd disse que haverá atraso nas viagens.

 

O temor é que o fechamento do porto pressione ainda mais as cadeias globais de suprimento, elevando custos dos fretes antes mesmo da temporada de compras de fim de ano. O porto de Los Angeles, que viu uma queda ba movimentação de carga em junho por causa de um surto de covid-19 em junho no porto chinês de Yantian, já se prepara para os efeitos da parada em Ningbo-Zhoushan.

 

No final de maio, o porto de Yantian, em Shenzhen, ficou fechado por um mês. Mercadorias tiveram de ser devolvidas as fábricas e pátios de armazenamento, o que pressionou as taxas de frete, que já estavam em níveis recordes.


Mais lidas


  Na manhã desta quarta-feira (18), o Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo) recebeu em sua sede a visita do desembargador federal, Celso Ricardo Peel Furtado, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.   O magistrado foi recebido com um café da manhã pelo presidente da entidade, Régis Prunzel, acompanhado […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais