Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Áreas portuárias em Salvador, Fortaleza e Santana serão leiloadas nesta sexta (13); TVB3 transmite ao vivo

Fonte: Fórum Brasil Export (13 de agosto de 2021)

Três áreas portuárias instaladas nas regiões Norte e Nordeste serão leiloadas à iniciativa privada nesta sexta-feira, 13 de agosto, a partir das 15 horas, em sessão pública na B3. Os procedimentos de concessão das áreas foram geridos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e fazem parte do diversificado programa de concessões de ativos de infraestrutura do Governo Federal. A TVB3 realiza a transmissão ao vivo dos leilões em seu site oficial, mediante breve cadastro. Apenas convidados poderão estar presentes devido à restrição de público em atendimento aos protocolos de controle da pandemia de Covid-19. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, é presença confirmada.
 
Nesta semana a Antaq informou ter recebido propostas para três das áreas oferecidas no leilão da B3. As concorrências serão para a concessão da SSD09, destinada à movimentação de carga geral, de projeto ou conteinerizada, no Porto de Salvador (BA), a MUC01, voltada para a movimentação de granéis sólidos vegetais, especialmente trigo em grãos, no Porto de Fortaleza/Mucuripe (CE), e a MCP02, para movimentação de granéis sólidos vegetais, especialmente farelo de soja, no Porto de Santana (AP). A área MAC14, para carga geral, especialmente cavaco de madeira, no Porto de Maceió (AL), foi retirada do leilão por ausência de interessados.
 
Os prazos contratuais estabelecimentos pelos procedimentos licitatórios variam de 10 (Salvador) a 25 anos (Fortaleza e Santana). Somadas, as receitas brutas dos contratos será de R$ 968,2, com investimentos previstos de R$ 106 milhões.
 
O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, estará presente às sessões na B3. Segundo ele, os leilões irão “atrair investimentos privados e dotar o setor de mais infraestrutura, garantindo mais modernidade e mais eficiência para as nossas instalações”, destacando a geração de emprego e renda que o programa de arrendamentos também propicia.
 
Clique nos links abaixo para obter mais detalhes sobre cada concessão: