SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   OPAS alerta para risco de disseminação da variante delta nas Américas

OPAS alerta para risco de disseminação da variante delta nas Américas


Fonte: Agência Brasil (10 de agosto de 2021 )
Variante já é transmitida em 22 países do continente – Foto: Myke Sena/MS

Opas, Organização Pan-Americana de Saúde, divulgou um alerta sobre o risco da disseminação da variante delta do coronavírus pelo continente americano nos próximos meses. A delta já é transmitida de forma comunitária em 135 países, sendo 22 nas Américas, incluindo o Brasil. E é uma das quatro variantes que preocupam as autoridades de saúde em escala mundial.

 

Na semana passada, prefeitos e governadores comentaram sobre a última fase de abertura das atividades no país, como a autorização para grandes eventos e os planos para eventos públicos de Réveillon e Carnaval.

 

O professor e pesquisador da Universidade Estadual Paulista João Pessoa Araújo Júnior é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Virologia. Para ele, o momento ainda exige cautela, principalmente porque a variante delta é transmitida mais rápido que as outras. Segundo João Pessoa, o ciclo de transmissão ainda não foi reduzido no Brasil.

 

A Opas sugeriu, ainda, que os países se preparem para uma nova onda de casos de covid-19 e retomem os planos de mobilização dos profissionais de saúde e de equipamentos para a possível disparada dos casos de internação com necessidade de UTI. A entidade recomendou a intensificação da testagem e do mapeamento genético do vírus, para descobrir quais cepas estão em circulação.

 

A Opas também alertou para a necessidade de acelerar a conclusão da vacinação, incluindo a segunda dose para quem tomar as vacinas AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer.

 

O pesquisador João Pessoa Araújo Júnior também alerta para o risco de que o vírus crie mutações resistentes às vacinas, ao infectar pessoas que tomaram apenas a primeira dose do imunizante.

 

A Opas ainda recomenda a intensificação das campanhas para que a população mantenha as medidas de distanciamento social, higiene das mãos e uso de máscara.

 

*Com produção de Michelle Moreira.


Mais lidas


  Na manhã desta quarta-feira (18), o Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo) recebeu em sua sede a visita do desembargador federal, Celso Ricardo Peel Furtado, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.   O magistrado foi recebido com um café da manhã pelo presidente da entidade, Régis Prunzel, acompanhado […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais