SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   CODEBA apresenta desempenho dos portos baianos no Nordeste Export 2021

CODEBA apresenta desempenho dos portos baianos no Nordeste Export 2021


Fonte: CODEBA (10 de agosto de 2021 )

A movimentação de cargas nos portos administrados pela CODEBA (Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus) cresceu 28,54%, no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período do ano anterior. Julho foi o 11º mês consecutivo de alta nas negociações. Os dados foram apresentados pelo diretor-presidente da Companhia das Docas da Bahia, Carlos Autran Amaral, durante o Nordeste Brasil Export 2021, em São Luís (MA), nos dias 2 e 3 de agosto.

 

Os números refletem o incremento nas operações de exportação de soja, em Ilhéus, de celulose, em Salvador, e nas importações de fertilizantes e combustíveis, em Aratu-Candeias. Um aumento significativo foi registrado também da movimentação de carga conteinerizada pelo TECON – Terminal de Contêineres de Salvador.

Carlos Autran destacou o desempenho dos Portos Organizados baianos e apontou caminhos para o melhor aproveitamento do potencial das instalações portuárias da região. “É preciso sinergia entre as infraestruturas dos diferentes modais de transporte. Não adianta ter um porto com capacidade para receber navios de grande porte e esbarrar nos gargalos dos acessos terrestres”, explicou.

 

O evento, que contou com a presença da Diretora Empresarial e de Relação com o Mercado, Ana Paula Calhau, e do Diretor de Gestão Administrativa e Financeira, Jenner Augusto Kruschewsky, reuniu dirigentes de Autoridades Portuárias, gestores de empresas e as principais lideranças do setor de transporte aquaviário do Brasil, entre elas o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni e o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery.

 

Durante sua participação, Nery revelou que o crescimento na movimentação portuária da Região Nordeste, entre janeiro e maio deste ano, foi de 2,86%.

 

Durante a solenidade de encerramento, a Bahia foi anunciada como sede do Nordeste Export 2022.


Mais lidas


Conheça um pouco sobre a trajetória e o trabalho exercido pelos advogados de nossas associadas - Vivian Carvalho, gerente jurídico e compliance da Brasil Terminal Portuário e Leandro Fernandes, gerente jurídico do Terminal 12A. Pelo SOPESP, nossa Relações Institucionais, Marcelli Mello e nossa Assessora Jurídica, Gislaine Heredia.

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais