Maior empresa de transporte de contêineres do mundo registra ganhos crescentes no segundo trimestre

Maersk , a maior empresa de transporte de contêineres do mundo, registrou um aumento acentuado nos lucros do segundo trimestre, uma vez que congestionamentos e gargalos continuam a aumentar as taxas de transporte.
A empresa divulgou na sexta-feira lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) de US $ 5,1 bilhões, um aumento de 200% em relação aos US $ 1,7 bilhão registrados no mesmo período do ano passado. As receitas aumentaram quase 60%, para US $ 14,2 bilhões.
As taxas de transporte de contêineres dispararam conforme a economia global se recuperou da pandemia Covid-19 e a demanda por commodities se recuperou, enquanto a escassez de contêineres pressionou as cadeias de abastecimento. Mais recentemente, uma combinação de pedidos crescentes de varejistas e taxas de retorno mais lentas devido aos surtos de Covid-19 em vários países aumentaram ainda mais os preços.
“No momento, no transporte de contêineres, não atendemos a demanda de forma eficaz. A capacidade global não é capaz de elevar toda a demanda e é isso que está aumentando as taxas de frete ”, disse Skou ao“ Squawk Box Europe ”da CNBC na sexta-feira.
“Ao mesmo tempo, é claro, tivemos congestionamento em Los Angeles, fechamos o Canal de Suez por uma semana, tivemos um dos maiores portos da China fechado por mais de uma semana no último trimestre, e isso tira nossa capacidade do mercado, o que aumenta o problema, por assim dizer. ”
As taxas da China aos Estados Unidos, por exemplo, alcançaram novos recordes acima de US $ 20.000 por caixa de 40 pés, um aumento de mais de 500% em relação ao ano anterior, de acordo com a firma de rastreamento de frete Freightos.
Skou disse que as empresas estão tentando atender à robusta demanda de varejo ao mesmo tempo em que aumentam seus estoques, evidenciada em taxas de estoque / vendas extremamente baixas nos EUA, o que contribui para a forte demanda por contêineres que deve continuar pelo menos no próximo trimestre.
“Continuamos a construir um negócio oceânico de alta qualidade com contratos de longo prazo, um negócio de logística lucrativo e de rápido crescimento, com mais da metade do crescimento de 38% proveniente dos principais clientes oceânicos e um negócio de terminais de criação de valor, que dobrou a lucratividade no trimestre ”, disse Skou em comunicado que acompanha os resultados.
O retorno da Maersk sobre o capital investido agora está em 23,7% nos últimos 12 meses, e Skou disse que os ganhos e o fluxo de caixa da empresa permitirão que ela faça aquisições direcionadas e, ao mesmo tempo, devolva dinheiro aos acionistas.
O gigante dinamarquês também anunciou na sexta-feira a aquisição das empresas de remessa de encomendas Visible Supply Chain Management e B2C Europe, parte de seus planos para aumentar suas capacidades de e-commerce.
“As perspectivas para o terceiro trimestre são fortes e esperamos que o momento atual na Ocean continue no quarto trimestre, beneficiando também nossos negócios de terminais”, disse Skou no comunicado.
A Maersk na segunda-feira atualizou sua orientação para 2021 para um EBITDA subjacente entre US $ 18 bilhões e US $ 19,5 bilhões, com um fluxo de caixa livre projetado de pelo menos US $ 11,5 bilhões.
Mais lidas
Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados. A ação civil pública foi promovida […]
Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador. Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]