SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Porto de Tianjin construirá o primeiro terminal com emissão zero do mundo

Porto de Tianjin construirá o primeiro terminal com emissão zero do mundo


Fonte: Portos e Mercados (3 de agosto de 2021 )
Todo o equipamento portuário de carga e descarga, facilidade de transporte horizontal e equipamentos auxiliares serão movidos a energia elétrica com um novo sistema integrado de armazenamento de energia – Foto: Portos e Mercado

 

O porto de Tianjin, o maior porto do norte da China, anunciou que desenvolverá “o primeiro terminal de zero carbono de inteligência artificial (IA) do mundo”.O anúncio foi feito na Conferência do Porto Verde e Seguro 2021 pela Associação de Portos e Portos da China (CPHA), de acordo com a mídia local.

 

Para atingir a meta de emissão zero, o terminal construirá um sistema de fornecimento de energia verde compatível com o consumo do terminal. Um sistema integrado de energia eólica, solar e de armazenamento será usado como uma plataforma para realizar o fornecimento de energia verde para todo o terminal.

 

Todo o equipamento portuário de carga e descarga, facilidade de transporte horizontal e equipamentos auxiliares serão movidos a energia elétrica com um novo sistema integrado de armazenamento de energia.

 

Com a combinação da tecnologia tradicional de carga e descarga e operações automáticas, o consumo de energia deverá ser reduzido em 17%.

 

Serão construídas turbinas eólicas e fotovoltaicas no local, permitindo que o terminal use eletricidade para seu próprio uso e alcance emissões de carbono zero, disse Chen Yanping , deputado gerente geral do Tianjin Port Group Kexin Facilities Department.

 

O empreendimento contatá também com um sistema de energia verde integrado de múltiplas fontes de “vento, luz, armazenamento e hidrogênio” , divulgou o Porto de Tianjin em seu comunicado.


Mais lidas


  Na manhã desta quarta-feira (18), o Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo) recebeu em sua sede a visita do desembargador federal, Celso Ricardo Peel Furtado, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.   O magistrado foi recebido com um café da manhã pelo presidente da entidade, Régis Prunzel, acompanhado […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais