Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Primeiro evento-teste de SP tem mais de 1.200 testados e dois casos positivos de Covid-19 em dois dias

Fonte: G1 (23 de julho de 2021)

Expo Retomada recebeu 1.264 visitantes únicos e 240 profissionais envolvidos na montagem — Foto: Reprodução/Facebook/Associação Brasileira de Empresas de Eventos


 
A Expo Retomada, primeiro evento-teste do Governo de São Paulo para a retomada pós-pandemia, contou com 1.264 visitantes nos dois dias, segundo divulgado pelos organizadores na noite desta quinta-feira (22). Dos mais de 1.200 testes de Covid-19 realizados, apenas dois tiveram resultado positivo. A iniciativa foi idealizada para preparar um planejamento seguro à realização de eventos no segundo semestre deste ano, e foi feita no Santos Convention Center, em Santos, no litoral paulista.
 
A Expo Retomada foi o primeiro de um calendário com 30 eventos do governo estadual. Paulo Octávio Pereira de Almeida, um dos organizadores, explicou ao G1 que os participantes, incluindo visitantes e trabalhadores, serão monitorados por até duas semanas após o evento. Esse monitoramento pode determinar como ficará a agenda de eventos voltados a negócios no município.
 
Ao todo, a Expo Retomada teve 1.264 visitantes únicos e 240 profissionais envolvidos na montagem. No primeiro dia do evento, na quarta-feira (22), 846 pessoas foram visitar o local, e nesta quinta-feira, 418. Entretanto, somente 750 pessoas podiam ficar dentro da exposição de forma simultânea.
 
Na entrada, os visitantes foram testados e só podiam entrar após testar negativo para a doença. Segundo Almeida, houve dois testes positivos, um em cada dia de evento. Nesta quinta, um visitante que havia testado positivo e liberado clinicamente tentou entrar, mas o exame apontou que ele ainda estava com o vírus. Testado duas vezes, ele foi impedido de participar.
 
“Teve uma pessoa que estava liberada pelo ponto de vista clínico do médico, estava saindo do processo de estar com Covid, achava que o médico tinha liberado e ele poderia ir. Ao chegar aqui, foi feito duas vezes o teste, e continuou positivo. Ele foi impedido de entrar e encaminhado para o sistema de saúde”, esclarece o idealizador.
 
Além dele, no primeiro dia, uma enfermeira que trabalharia no evento testou positivo, ainda na fase de triagem. Ela iria atuar na equipe de saúde, coletando as amostras dos visitantes na área de testagem, mas foi impedida de entrar no local e conduzida a uma Unidade Básica de Saúde de Santos.
 
Monitoramento
Segundo Almeida, os visitantes precisarão responder a questionários no período de 14 dias, informando o estado de saúde. Este acompanhamento será feito por telefone e e-mail. Além deste protocolo, um grupo de 400 pessoas que participaram será testado para a Covid-19 até a próxima terça-feira (27).
 
“Adicionalmente, a gente escolheu um grupo de 400 pessoas que, na nossa opinião, estavam mais expostas ao contato, equipes de atendimento dos expositores e do evento. Esse grupo será testado novamente pelo mesmo teste que fizeram ao entrarem, até a próxima terça-feira, para ajudar na análise desses dados por parte do Comitê de Contingência da Covid-19 do Governo do Estado de São Paulo”, disse Almeida.
 
As secretarias de Saúde municipal e estadual vão receber esses dados referentes a todos os participantes para identificar eventuais contágios por duas semanas. Segundo o idealizador, isso ajudará para que uma retomada de fato aconteça.
 
“De posse desses dados, o comitê vai orientar as prefeituras se podem ou não voltar a reemitir alvarás para eventos com foco em negócios, que respeitarem os protocolos. Esse é o objetivo”, disse Almeida.
 
Protocolos
Além dos testes, outros protocolos sanitários, desenvolvidos em parceria com o Hospital das Clínicas, foram adotados pela organização. Foram eles:

  1. Testagem rápida da Covid-19 na entrada
  2. Aferição de temperatura de todos os visitantes na entrada
  3. Acesso controlado por QR code, sem necessidade de intervenção humana
  4. Uso de máscaras obrigatório em toda a área do evento
  5. Corredores mais largos para garantir o distanciamento
  6. Restrição de horário de permanência no evento aos visitantes, fixado em até 3 horas

 
Além dos protocolos durante a exposição, os participantes também precisaram aceitar um termo de consentimento e de responsabilidade alegando, entre outras coisas, não terem nenhuma comorbidade. Eles tiveram que se credenciar para receber um QR code e ter acesso à exposição.
 
Eventos no mundo
No dia 27 de março, 5 mil pessoas participaram de um show em Barcelona, na Espanha, para testar eventos pós-pandemia. Todas precisaram usar máscaras e passar por um teste de Covid antes de entrarem na arena, mas manter o distanciamento não foi necessário.
 
Em um festival de música que aconteceu na cidade de Utrecht, na Holanda, entre 3 e 4 de julho, cerca de mil pessoas foram infectadas pelo coronavírus. As autoridades acrescentaram que o número pode aumentar, pois 20 mil pessoas assistiram aos dois dias de shows em espaço aberto do Festival Verknipt.