SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Marinha do Brasil assume o primeiro comando da Combined Task Force 151 (CTF 151)

Marinha do Brasil assume o primeiro comando da Combined Task Force 151 (CTF 151)


Fonte: Poder Naval (11 de junho de 2021 )
O Comodoro da Marinha do Paquistão Abdul Munib, à esquerda, comandante cessante da Força-Tarefa Combinada (CTF) 151, e o Contra-almirante da Marinha do Brasil André Luiz de Andrade Félix, à direita, comandante da CTF 151 entrante, saudam durante uma cerimônia de mudança de comando a bordo da Naval Support Activity Bahrain, 9 de junho de 2021 – Foto: Poder Naval

 

A Marinha do Paquistão entregou o comando das Forças Marítimas Combinadas (CMF – Combined Maritime Forces) Combined Task Force 151 (CTF 151) à Marinha do Brasil em uma cerimônia de mudança de comando em 9 de junho.

 

Esta é a primeira vez que a Marinha do Brasil assume o comando da CTF 151, uma força multinacional que combate a pirataria e protege o comércio marítimo global em uma área que abrange o Mar da Arábia, Golfo de Omã e Golfo de Aden, Bacia da Somália e sul do Mar Vermelho. O Brasil é o primeiro membro sul-americano das CMF a empreender um período de comando, destacando o papel único das CMF como uma coalizão com foco regional com uma filiação verdadeiramente global.

 

O Contra-Almirante André Luiz Andrade Félix, da Marinha do Brasil, assumiu o comando da CTF 151 do Comodoro Abdul Munib SI (M), da Marinha do Paquistão, em cerimônia no Quartel General das CMF na Naval Support Activity Bahrain.

 

O evento foi presidido pelo vice-almirante Brad Cooper, da Marinha dos EUA, comandante das Forças Marítimas Combinadas, que elogiou a equipe da Marinha do Paquistão. “O Comodoro Munib e sua tripulação da Marinha do Paquistão fizeram um excelente trabalho liderando a CTF 151 nos últimos seis meses. Esta é a nona vez que a Marinha do Paquistão lidera esta força-tarefa combinada e esperamos seu apoio contínuo nos próximos anos.”

 

Sobre a transferência do comando, Munib disse: “Minha equipe de oito países contribuiu imensamente por meio de sua experiência e pontos fortes únicos para tornar este mandato um sucesso. É para mim uma questão de satisfação ter me envolvido com vários parceiros regionais no meu comando, como Djibouti, Omã e Iêmen; contribuindo positivamente na sua capacitação. Temos tido sucesso em manter a pirataria reprimida por meio de esforços coordenados de nações parceiras e da indústria marítima.”

 

Participaram da cerimônia de transição Sua Excelência Muhammad Ayub, Embaixador da República Islâmica do Paquistão no Reino do Bahrein; Contra-almirante Javaid Iqbal SI (M), Vice-Chefe do Estado-Maior Naval do Paquistão (Operações); Contra-almirante Mohammad Yousif Al-Asam, Comandante da Força Naval Real do Bahrain; Embaixador Hae Kwan Chung, República da Coreia; Embaixador Masayuki Miyamoto, Japão; Embaixador Esin Cakil, Turquia; Embaixador Thanis Na Songhkla, Tailândia; e altos funcionários de outras nações parceiras.

 

As Forças Marítimas Combinadas são a maior parceria marítima multinacional do mundo, consistindo de 34 nações contribuintes provenientes de 6 continentes. A área de operações das CMF cobre algumas das rotas marítimas mais importantes do mundo no Oriente Médio e no Oceano Índico Ocidental.

 

A CTF 151 foi criada em 2009 para manter a integridade das linhas marítimas vitais de comunicações e mitigar os riscos de pirataria no Golfo de Aden, na Bacia da Somália e no Oceano Índico.

 

FONTE: Combined Maritime Forces

NOTA DA REDAÇÃO: Para conhecer mais sobre a CTF 151, baixe essa apresentação em PDF.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais