SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Espanha aprova lei climática para se tornar neutra em carbono até 2050

Espanha aprova lei climática para se tornar neutra em carbono até 2050


Fonte: Valor Econômico (14 de maio de 2021 )
Planta termosolar da Andasol/ACS, em Granada, Espanha — Foto: Divulgação/ACS

 

O Parlamento da Espanha aprovou nesta quinta-feira um projeto de lei com o qual o país se compromete com a meta da União Europeia (UE) de se tornar neutra em carbono até 2050.

 

A legislação determina uma redução de 23% nas emissões de gases de efeito estufa até 2030, na comparação com os níveis de 1990. O texto, porém, prevê que essas metas sejam revisadas em 2023, quando o governo espera melhorá-las.

 

Apenas o partido de extrema direita Vox votou contra o projeto, aprovado por maioria esmagadora após ter sido apresentado pela primeira vez há uma década. O Partido Popular, principal representante da oposição, se absteve.

 

A ministra de Transição Ecológica, Teresa Ribera, reconheceu que a lei está atrasada, já que outros países da UE aprovaram projetos similares para combater as mudanças climáticas.

 

“Esta é uma lei que nosso país precisa e que foi adiada por muito tempo”, disse a ministra ao Parlamento. Existem ameaças e riscos que não respeitam as cores políticas.”

 

Segundo Ribera, o país já vinha adotando medidas para cumprir a meta, como a decisão de deixar de usar usinas movidas a carvão até 2025.

 

A Espanha espera que suas políticas climáticas gerem cerca de 250 mil empregos por ano até 2030.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais