SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Portos do Paraná promove capacitação em georreferenciamento

Portos do Paraná promove capacitação em georreferenciamento


Fonte: Agência de Notícias do Paraná (11 de maio de 2021 )
Foto: Claudio Neves / Portos do Paraná

 

Funcionários da empresa pública Portos do Paraná participam, pela primeira vez, de uma qualificação em georreferenciamento, um instrumento que permite determinar a exata posição geográfica de um imóvel e sua dimensão. Com isso, os processos de arrendamentos de áreas portuárias ganham mais qualidade e eficiência.

 

O Paraná foi o primeiro Estado do Brasil a conquistar a descentralização da gestão de áreas, e a capacitação de empregados do quadro próprio é fundamental. “O objetivo é ter uma equipe altamente qualificada, com conhecimentos em diferentes aspectos da atividade”, explica o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

 

Segundo ele, o aprendizado será aplicado no levantamento de dados de todos os imóveis da empresa pública e vai balizar as futuras concessões, dando mais agilidade e precisão nas áreas oferecidas para exploração pela iniciativa privada.

 

O gerente de Arrendamentos da empresa pública paranaense, Rossano Reolon, destaca que a coordenação da poligonal dos portos exige conhecimento específico sobre as áreas. “Isso permite um traçado mais preciso, além de um planejamento bem elaborado. Outro ponto é evitar descompassos eventuais sobre valoração de áreas, por exemplo”, diz.

 

Desde fevereiro, os assistentes administrativos Jamile Faustino e Marcelo Pires Filho assistem a aulas virtuais e, nesta semana, começaram a parte presencial, em Goiânia (GO). “O curso vem para capacitar o setor nesta área e qualificar o quadro próprio da Portos do Paraná. São dois funcionários de carreira que participam e que vão poder aplicar e compartilhar o conhecimento”, destaca Marcelo.

 

Para Jamile, a empresa pública possui áreas operacionais e não operacionais dentro da sua poligonal e saber quais são elas, entender suas dimensões, mapeá-las é de fundamental importância. “Tudo isso é necessário para instruir os diversos processos que passam pela Gerência de Arrendamentos”, afirma.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais