SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Exportação de soja bate recorde em abril e mercado árabe se mostra promissor

Exportação de soja bate recorde em abril e mercado árabe se mostra promissor


Fonte: Grupo Cultivar (10 de maio de 2021 )
Exportações para o Oriente Médio, no primeiro trimestre, resultaram em uma receita total US$ 157 milhões; Arábia Saudita e Irã foram os países que mais importaram. – Foto: Divulgação

 

Em estudo realizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira – CCAB – e divulgado no início de maio deste ano, foi demonstrada a expectativa de alta nos embarques da soja brasileira rumo aos países árabes. Boa parte deste potencial de mercado para a commodity acontece devido a utilização da soja na produção de ração animal, visto que os países árabes vêm avançando na produção de proteína animal, destacando-se a criação de bovinos na Arábia Saudita, Catar, Omã e Tunísia.

 

As exportações para o Oriente Médio, no primeiro trimestre deste ano, resultaram em US$ 157 milhões em receitas, sendo a Arábia Saudita e Irã os países que mais importaram.

 

O avanço da vacinação contra a Covid-19 nos países árabes representa um fator de alavancagem às exportações do Brasil para a região, à medida que a redução no número de casos viabiliza o fortalecimento da atividade econômica.

 

De acordo com Omar Chahine, gerente de Relações Internacionais da Cdial Halal, para que a expansão do mercado seja possível, as indústrias e produtores brasileiros precisam se adaptar às exigências da jurisprudência islâmica, ou seja, os produtos precisam ter a certificação halal. “Além de ser reconhecido mundialmente como selo que atesta Boas Práticas de Fabricação, segurança e de qualidade, a certificação halal tem sido solicitada, inclusive, por países que não são árabes e nem muçulmanos, como o Japão, China e Canadá”, comenta.

 

Exportação geral de soja – A exportação da soja bateu novo recorde no mês de abril – foram vendidas 17,3 milhões de toneladas da oleaginosa, correspondendo a 27,1% do total das exportações brasileiras do mês, segundo dados da Secretaria do Comércio Exterior (Secex). Comparado ao mesmo mês do ano passado, o aumento das vendas foi de 17%.

 

E as previsões continuam otimistas. De acordo com os últimos levantamentos do Conab – Companhia Nacional de Abastecimento – a previsão é fechar o ano com 85,6 milhões toneladas de soja exportadas, batendo recorde do ano de 2018 que foram de 83,2 milhões de toneladas.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais