Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Sul Export recebe Diogo Piloni para abordar concessão de canais de acesso a portos; modelos similares são adotados por países em desenvolvimento

Fonte: Fórum Brasil Export (07 de maio de 2021)

Foto: Divulgação / Brasil Export


 
Sul Export – Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária recebe na próxima terça-feira, dia 11 de maio, o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, para um encontro online que discutirá a concessão de canais de navegação à iniciativa privada, tema que ganhou força a partir da qualificação da concessão do canal de acesso aquaviário aos portos de Paranaguá e Antonina no Programa de Parcerias de Investimento (PPI). A qualificação foi aprovada na 16a. reunião do Conselho do PPI, realizada no último dia 27 de abril.

 

Apresentação do PPI informa mais detalhes sobre prazos, critérios e valores relacionados à concessão do canal de acesso:

Panorama

De acordo com o coordenador-geral de Modelagem de Arrendamentos Portuários do Ministério da Infraestrutura, Disney Barroca, são três os portos no Brasil com concessão viável sem subsídio: Paranaguá, Rio Grande e Santos. “E quando falamos em concessão é ‘só olhar para o lado’. Argentina e Costa Rica têm concessão de canal”. Modelos parecidos também foram verificados em alguns países em desenvolvimento, como Equador, Colômbia e Nigéria.

 

A moderação do encontro online será de Jesualdo Silva, presidente do Conselho do Sul Export e diretor-presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP). Também participarão o superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima, o diretor-presidente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, e o engenheiro portuário e diretor Administrativo Financeiro da ABEPH, Marcelo Werner Salles.

 

A iniciativa é exclusiva para os conselheiros, patrocinadores e convidados do Brasil Export e de seus fóruns regionais. Para mais informações entre em contato pelo e-mail brunomerlin@unaeventos.com.br