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Crescimento contínuo, alto lucro e recompra de ações adicionais da AP Moller – Maersk no primeiro trimestre de 2021


Fonte: MAERSK (7 de maio de 2021 )
Foto: Maersk Line

 

AP Moller – Maersk teve um início de ano excepcionalmente forte, com fortes lucros e impulso de crescimento em todos os nossos negócios no oceano, serviços portuários e logística. A empresa se beneficiou da forte demanda em um mercado ainda influenciado pela pandemia e interrupções significativas nas cadeias de abastecimento globais.

 

A forte demanda associada a desafios operacionais significativos, como gargalos, falta de capacidade e escassez de equipamentos nas cadeias de suprimentos globais, elevou as taxas de frete significativamente. Ao mesmo tempo, a demanda dos clientes por cadeias de suprimentos verdadeiramente integradas e soluções simples e de autoatendimento nunca foi tão evidente e isso dá impulso, especialmente para soluções de logística e digitais.

 

“AP Moller – Maersk apresentou um desempenho excepcionalmente forte no primeiro trimestre de 2021, com lucro recorde no trimestre. O alto crescimento e lucratividade foram impulsionados por uma demanda sólida em todo o Oceano, Logística e Terminais. A forte demanda levou a gargalos e à falta de capacidade e equipamentos, o que elevou as taxas de frete a níveis recordes ”, disse Søren Skou, CEO da AP Moller – Maersk, antes de acrescentar:

 

“Continuamos focados na transformação de longo prazo da AP Moller – Maersk, priorizando a demanda dos clientes por logística integrada. Nossa estratégia de integrador foi validada por um forte suporte ao cliente durante o primeiro trimestre. À medida que mudamos as conversas com os clientes de transacionais de curto prazo para baseadas em valores de longo prazo, lançamos as bases para um crescimento mais estável. ”

 

“Continuamos focados na transformação de longo prazo da AP Moller – Maersk, priorizando a demanda dos clientes por logística integrada” Søren Skou – CEO, AP Moller – Maersk

No geral, no primeiro trimestre, o EBITDA aumentou para US $ 4 bilhões de US $ 1,5 bilhão ano a ano e o EBIT para US $ 3,1 bilhões de US $ 552 milhões em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, enquanto a receita aumentou 30 por cento. para US $ 12,4 bilhões. Os resultados refletem os altos volumes, que estão em 5,7 por cento, aumentos significativos nas taxas de frete de 35 por cento. e preços mais baixos de combustível de bunker, levando a um EBITDA no Oceano de US $ 3,4 bilhões em comparação com US $ 1,2 bilhão no primeiro trimestre de 2020, e um aumento na receita de US $ 7,2 bilhões para US $ 9,5 bilhões.

 

Logística e serviços continuaram com forte dinâmica de crescimento e aumento de receita de 42 por cento. no 1oT para US $ 2 bilhões, impulsionado principalmente pelo crescimento orgânico, mas também com o crescimento das aquisições da Performance Team e da KGH Customs Services. O EBITDA aumentou 201 por cento. para US $ 205 milhões em comparação com US $ 68 milhões, e o EBIT aumentou para US $ 139 milhões em comparação com US $ 29 milhões no mesmo trimestre do ano passado, parcialmente impulsionado pela expansão da margem.

 

Além disso, os terminais de gateway tiveram um forte desempenho no primeiro trimestre, com aumento de receita em 24 por cento. de US $ 740 milhões para US $ 915 milhões, liderado por maiores volumes e receita de armazenamento, enquanto o EBITDA aumentou 52 por cento. para US $ 323 milhões de US $ 213 milhões.

 

Os resultados vieram em um ambiente persistentemente difícil, onde os países ainda lutam com os efeitos da pandemia.

 

“Continuamos a dedicar esforços significativos à segurança de nossos funcionários e contribuir para as sociedades em que operamos, neste trimestre com ênfase particular na Índia”, disse Søren Skou e continua:

 

“No geral, podemos estar muito satisfeitos com o desempenho dos negócios neste trimestre. A alta lucratividade levou a um ROIC de 15,7 por cento, e nosso forte fluxo de caixa livre nos dá a oportunidade de investir ainda mais na transformação do negócio, ao mesmo tempo em que aceleramos a parte restante do programa de recompra de ações em andamento e, subsequentemente, lançamos um novo, programa adicional de recompra de ações de aprox. US $ 5 bilhões nos próximos dois anos.

 

“Continuamos a dedicar esforços significativos à segurança de nossos funcionários e contribuir para as sociedades em que operamos, neste trimestre, com ênfase particular na Índia”  Søren Skou – CEO, AP Moller – Maersk

Orientação para 2021

Dado o resultado no primeiro trimestre de 2021 e nossa expectativa de que a situação excepcional do mercado continuará no quarto trimestre de 2021, a projeção para o ano inteiro foi revisada para cima em 26 de abril de 2021 para:

  • EBITDA subjacente na faixa de US $ 13,0-15,0 bilhões (anteriormente US $ 8,5-10,5 bilhões) em comparação com US $ 8,3 bilhões em 2020
  • EBIT básico na faixa de US $ 9,0-11,0 bilhões (anteriormente US $ 4,3-6,3 bilhões) em comparação com US $ 4,2 bilhões em 2020
  • Fluxo de caixa livre mínimo de US $ 7 bilhões (anteriormente acima de US $ 3,5 bilhões) em comparação com US $ 4,6 bilhões em 2020

 

Como parte da orientação anual para 2021, AP Moller – Maersk agora espera que a atual situação excepcional, com o aumento da demanda levando a gargalos na cadeia de suprimentos e escassez de equipamentos, continue no quarto trimestre de 2021 contra continue em Q1 e normalize depois disso. Como esperado, a lucratividade no primeiro trimestre de 2021 foi acima do quarto trimestre de 2020.

 

A Ocean ainda deve crescer em linha com a demanda global de contêineres, que agora deve crescer 5-7 por cento. em 2021 (anteriormente 3-5 por cento em 2021), impulsionado principalmente pelos volumes de exportação da China para os EUA, com o maior crescimento observado no primeiro semestre.

 

Para os anos de 2021-2022, o CAPEX acumulado agora é esperado em cerca de US $ 7 bilhões (anteriormente US $ 4,5-5,5 bilhões).

 

Receita

Milhões de dólares 2021 2020

oceano

9.478

7.230

Logística e Serviços

2.045

1.442

Terminais e Reboque

1.089

911

Fabricação e outros

342

295

Atividades não alocadas, eliminações, etc.

-515

-307

AP Moller – Maersk consolidada

12.439

9.571

EBITDA

Milhões de dólares 2021 2020

oceano

3.444

1.175

Logística e Serviços

205

68

Terminais e Reboque

380

276

Fabricação e outros

32

43

Atividades não alocadas, eliminações, etc.

-22

-41

AP Moller – Maersk consolidada

4.039

1.521

EBIT

Milhões de dólares 2021 2020

oceano

2.700

348

Logística e Serviços

139

29

Terminais e Reboque

272

197

Fabricação e outros

7

18

Atividades não alocadas, eliminações, etc.

-21

-40

AP Moller – Maersk consolidada

3.097

552

CAPEX

Milhões de dólares 2021 2020

oceano

193

175

Logística e Serviços

21

23

Terminais e Reboque

91

103

Fabricação e outros

27

8

Atividades não alocadas, eliminações, etc.

-3

1

AP Moller – Maersk consolidada

329

310

Diretrizes de sensibilidade

O desempenho financeiro da AP Moller – Maersk depende de diversos fatores e está sujeito às incertezas relacionadas ao COVID-19, aos preços do combustível de bunker e às taxas de frete, dadas as condições macroeconômicas incertas.

 

Tudo o mais sendo igual, as sensibilidades para 2021 para quatro premissas principais estão listadas na tabela abaixo:

Fatores Mudar Efeito no EBIT (ponto médio da orientação) Resto do ano

Taxa de frete do contêiner

+/- 100 USD / FFE

+/- US $ 1,0 bilhão

Volume de carga do contêiner

+/- 100.000 FFE

+/- US $ 0,1 bilhão

Preço do bunker (líquido da cobertura BAF esperada)

+/- 100 USD / tonelada

+/- US $ 0,3 bilhão

Taxa de câmbio (líquida de hedges)

+/- variação de 10% em dólares americanos

+/- US $ 0,1 bilhão


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