SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Equipes terminam limpeza de óleo em canal de Santos, mas mancha chega até o mar

Equipes terminam limpeza de óleo em canal de Santos, mas mancha chega até o mar


Fonte: Santaportal (6 de maio de 2021 )
Foto: Santaportal

 

SANTOS – Os trabalhos para a contenção do óleo derramado no canal 6, em Santos, terminaram na quarta-feira (5). As equipes do Ibama, Cetesb, Bombeiros e Secretaria de Meio Ambiente de Santos (Semam) ainda realizaram vistoria durante a noite e madrugada desta quinta-feira (6).

 

Na terça-feira (4), dois mil litros de óleo diesel vazaram de uma mangueira que liga o gerador do hipermercado Carrefour, na Aparecida, em Santos. O equipamento rompeu, e o óleo escoou pelas galerias até chegar no canal. Equipes trabalharam para conter o produto, para evitar que chegasse até o mar.

 

Apesar de terem contido grande parte do óleo, parte do produto chegou até o mar. Nos trabalhos, foram utilizadas mantas, sucção, barreiras de contenção e lavagem dos dutos para impedir que os resíduos causassem danos ainda maiores.

 

Mesmo com com a intensidade dos trabalhos, uma parte do óleo já foi parar no mar, e foram encontrados peixes mortos na região. O Ibama afirma que não se pode afirmar que esses peixes morreram por causa do óleo, mas tudo leva a crer que sim.

 

A expectativa era de terminar os trabalhos o mais rápido possível, porque a previsão para os próximos dias é de chuva, o que dificultaria a ação das equipes. Já foi feita a limpeza das bocas de lobo e galerias.

 

Nos próximos dias, vão ser feitas vistorias para que o Ibama possa medir os danos ambientais, e consequentemente, o valor da multa a ser paga pelo hipermercado.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais