SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Óleo derramado em canal de Santos gera danos “imensuráveis”, diz chefe do Ibama

Óleo derramado em canal de Santos gera danos “imensuráveis”, diz chefe do Ibama


Fonte: Santaportal (5 de maio de 2021 )
Foto: Santaportal

 

SANTOS – O vazamento de óleo ocorrido na madrugada de terça-feira (4) no canal 6, em Santos, pode ter impactos no meio ambiente, mesmo com a contenção. Segundo a chefe do Ibama em Santos, Ana Angélica Alabaci, os trabalhos devem remover a maior parte do óleo da água.

 

O óleo diesel vazou de por meio de uma galeria, chegando até o canal 6. Os moradores da região sentiram o forte cheiro, e acionaram a Defesa Civil. Ana Angélica afirma que o Ibama, Bombeiros, Semam e Cetesb se uniram para identificar a origem do produto, que vinha do hipermercado Carrefour, na Aparecida.

 

Uma mangueira se rompeu, liberando o produto pela galeria, até o canal. O óleo era utilizado em um gerador no estabelecimento.

 

“Está sendo recolhido o produto com mantas absorventes, e com um processo de se jogar água, e essa drenagem está sendo feita. Foram cerca de dois mil litros de óleo. O dano é imensurável, porque aconteceu de madrugada e o trabalho de contenção começou de manhã”, diz a chefe do Ibama.

 

“Sobre o que vazou para o mar, as pessoas podem ficar tranquilas, porque é muito volátil. Então, chegando no mar, com a própria movimentação da maré, isso vai dispersando essa mancha, e isso vai se apagando por si só. Mas há um impacto com os animais aquáticos, é óbvio, e tudo isso vai ser calculado para ser lavrado o auto de infração”, finaliza.

 

Em nota, o Carrefour disse que “o Grupo Carrefour Brasil informa ter identificado um problema em uma mangueira do tanque de óleo que alimenta o gerador da sua unidade no Shopping Praia Mar. Tal falha teria provocado o vazamento que atingiu o Canal 6. O vazamento já foi contido e a empresa trabalha junto às autoridades locais na remoção do combustível que se encontra no canal ”.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais