SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Bolsonaro sugere criação da “Opep da soja”

Bolsonaro sugere criação da “Opep da soja”


Fonte: Moneytimes (30 de abril de 2021 )
“Se não importarem soja mais nossa, o preço da soja de outros países vai lá para cima”, disse Bolsonaro (Imagem: Pixabay)

 

O presidente Jair Bolsonaro sugeriu nesta quinta-feira a criação de uma “Opep da soja” com o objetivo de controlar o preço da commodity nos moldes do que faz a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), ao se queixar novamente de que haveria interesses econômicos internacionais de prejudicar o Brasil em sua produção agrícola.

 

Bolsonaro disse, em sua transmissão semanal ao vivo pelas redes sociais, que países europeus que criticam a política ambiental brasileira e ameaçam boicotar produtos brasileiros não conseguiriam comprar soja de outros países.

 

“Se não importarem soja mais nossa, o preço da soja de outros países vai lá para cima. Fica quase impossível esse país sobreviver com o preço da soja tão alto. Quem sabe até, seria bom criarmos a Opep da soja um dia, quem sabe, tenha clima para fazer a Opep da soja no Brasil?”, questionou.

 

O Brasil é um dos maiores produtores de soja do planeta e a referência à Opep estaria relacionada com a possibilidade de influenciar na formação do preço do insumo, assim como fazem grandes países produtores de petróleo associados à Opep.

 


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais