Login
Associe-se
NOTÍCIAS

OMC pede que países ricos exportem mais vacinas contra covid-19

Fonte: Valor Econômico (27 de abril de 2021)

A diretora-geral da Organização Mundial de Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, pediu aos países mais ricos que exportem mais vacinas para ajudar governos que estão tendo dificuldades para conseguir doses dos imunizantes contra a covid-19.
 
Okonjo-Iweala elogiou União Europeia (UE), China e Índia por exportarem um percentual substancial das doses produzidas em seus territórios e disse que esperava que os Estados Unidos e o Reino Unido fizessem o mesmo.
 
“Eu exorto os países que não estão compartilhando ou exportando a fazê-lo o mais rápido possível”, disse a diretora da OMC, em uma conferência organizada pela União Europeia. “Seria ótimo se Reino Unido e EUA também pudessem exportar algumas das vacinas feitas e acho que eles estão se preparando para isso.”
 
Segundo a diretora da OMC, a UE está exportando mais de 40% das vacinas que estão sendo produzidas na região. Índia e China têm percentuais semelhantes, embora o governo de Nova Déli tenha limitado as exportações nos últimos meses por causa do surto que atinge o país.
 
“O nacionalismo e a desigualdade da vacinação não funcionam”, disse Okonjo-Iweala, acrescentando que é de interesse dos países ricos que os mais pobres não fiquem na fila da imunização.