Login
Associe-se
NOTÍCIAS

ANTAQ participa do Sul Export

Fonte: ANTAQ (26 de abril de 2021)

A ANTAQ participou, nesta sexta-feira (23), de evento virtual que marcou o lançamento do Sul Export – Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária. “O setor portuário é resiliente e tem capacidade de resposta”, afirmou o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, durante sua fala, destacando que a movimentação portuária cresceu 4% em 2020, com 1,151 bilhão de toneladas.
 
Nery destacou a importância das instalações portuárias da Região Sul para a economia do Brasil. “Dos dez portos organizados que mais movimentaram cargas, três estão na Região Sul”, apontou o diretor-geral, citando Paranaguá (PR), São Francisco do Sul (SC) e Rio Grande (RS). Disse, ainda, que os portos da Região Sul também se destacam na movimentação de contêineres.
 
Nery afirmou que a ANTAQ está preparada para contribuir ainda mais com o setor portuário, visto que a Agência tem papel preponderante no programa de arrendamentos portuários do governo federal. “Os arrendamentos são fundamentais para que investimentos privados cheguem ao setor, aumentando a concorrência, melhorando a logística e desenvolvendo e modernizando as instalações portuárias nacionais”, destacou. “A movimentação vai crescer, e precisamos estar preparados para atender essa demanda.”
 
Como ações para desenvolver ainda mais o setor, o diretor-geral da ANTAQ citou também a intensa busca pela desburocratização, a redução do fardo regulatório e a fiscalização responsiva.
 
Representaram a Agência também no evento o diretor Adalberto Tokarski e o superintendente de Regulação, Bruno Pinheiro.