SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   CODESA – VTMIS registra mais de 34 mil ações de controle no 1º trimestre

CODESA – VTMIS registra mais de 34 mil ações de controle no 1º trimestre


Fonte: CODESA (22 de abril de 2021 )

O Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS) da CODESA segue a tendência dos últimos desempenhos e continua a demonstrar total segurança no monitoramento de embarcações que fazem acesso ao Porto Organizado. Somente no primeiro trimestre deste ano, foram registradas 34.389 ações de controle, número que representa 12,3% a mais que o mesmo período de 2020. Esse tipo de ação significa que o VTMIS monitorou atracações, desatracações, entrada e saída de navio, informações meteoceanográficas, etc.

 

Ainda, nos primeiros três meses de 2021, foram registradas 476 embarcações em trânsito pela área de abrangência e, desse montante, o Centro de Controle Operacional (CCO) se comunicou com os navios por 5.996 vezes.

 

Houve três incidentes durante o período, todos relacionados com pequenas embarcações (lazer ou pesca). Mesmo sem vítimas ou grandes prejuízos, o CCO acionou os Serviços Aliados (Capitania dos Portos, Polícia e Receita Federal) para o devido atendimento às ocorrências.

 

Outro fator observado foi o descumprimento de normas e procedimentos, como uma embarcação com excesso de velocidade navegando pelo Canal de Vitória e um desembarque de um prático em local indevido.

 

De acordo com o Centro de Controle Operacional do VTMIS, desde a implantação do sistema em setembro de 2017, não se registrou nenhum acidente de navegação.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais