Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Simpósio debate a “Inteligência Artificial” sob uma abordagem marítima e naval

Fonte: Marinha do Brasil (19 de abril de 2021)

As palestras abordaram as aplicações da IA e as iniciativas da Marinha


 
O Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), em parceria com a Escola de Guerra Naval (EGN) e o Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), realizou no dia 9 de abril, o Simpósio virtual “Inteligência Artificial”, que teve como objetivo fomentar reflexões de forma interdisciplinar sobre a questão da “Inteligência Artificial” e seu emprego no Poder Marítimo. E, particularmente, no Poder Naval. O evento destinou-se a alunos de pós-graduação, à comunidade acadêmica e a militares interessados no tema.
 
Ao realizar a abertura, o Almirante de Esquadra (Ref-FN) Alvaro Augusto Monteiro Dias, Presidente do CEPE-MB, destacou a relevância da Inteligência Artificial (IA) para a Marinha hoje e no futuro. Na sequência, a Profa. Dra. Marley Vellasco, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, apresentou um panorama sobre o assunto, ressaltando que a Inteligência Computacional é o coração da IA. As aplicações da Inteligência Artificial em Defesa e as iniciativas da Marinha sobre o tema foram abordadas pelo Diretor do CTMRJ, Contra-Almirante Marcelo Gurgel de Souza. E a Capitão de Fragata (T) Kelli de Faria Cordeiro, do Núcleo de Gestão de Demandas do Centro de Análises de Sistemas Navais, discorreu sobre a gestão de dados como soluções para a IA.
 
Também foram realizados debates sobre IA, no formato “Grupo de Discussão”, com a participação dos Oficiais-Alunos do Curso de Política e Estratégia Marítimas da EGN. Os debates foram produtivos por trazerem distintas percepções de emprego da IA na Marinha aos futuros líderes da Instituição.