Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Nova Entrada de Santos: concluída pavimentação em avenida do Castelo

Fonte: Prefeitura de Santos (16 de abril de 2021)

Rua será interligada com a Nossa Senhora de Fátima e receberá outras melhorias – Foto: Isabela Carrari


 
A pavimentação dos 1.050 metros da Avenida Haroldo de Camargo, no Castelo, foi concluída nesta quinta-feira (15). Na sequência, serão finalizadas as obras de reurbanização, que incluem interligação com a Avenida Nossa Senhora de Fátima, calçadas, guias, sinalização de trânsito e iluminação – serão instalados 29 postes de luz no canteiro central e novas lâmpadas de LED substituirão as atuais.
 
Ao valor de R$ 9,9 milhões, custeados pela Prefeitura com financiamento pela Caixa Econômica Federal (CEF), a intervenção integra a Etapa 1 da Nova Entrada de Santos e complementa a implantação de um sistema de drenagem – com 128 metros de extensão na via – iniciado em 2014 por meio do programa Santos Novos Tempos.
 
A próxima etapa será a construção de uma estação de bombeamento no fim da avenida, junto à Rua Caminho da Divisa, para absorção da água proveniente dos bairros, que será despejada no Rio dos Bugres, em direção ao estuário. O edital de licitação para execução da obra foi publicado segunda-feira (12) no Diário Oficial. A previsão é de conclusão em dois anos, com recursos do governo federal, com contrapartida do Município.
 
DRENAGEM
Conforme explica Wagner Ramos, secretário de Serviços Públicos e gestor da Nova Entrada de Santos, a drenagem restruturada contempla moradores de diferentes bairros. “Estamos atendendo a uma grande área de Santos, incluindo Castelo e Areia Branca e de grande parte do Jardim Guassu, em São Vicente, pois essa é uma galeria divisória”.
 
Segundo ele, ainda há risco de alagamentos no local em caso de chuvas muito volumosas. No entanto, garante que as obras, assim que finalizadas, acabarão com o problema. “Tínhamos aqui uma vala, com obstruções por conta de aterros e lixo. Recuperamos o percurso dessa vala, colocando aduelas de concreto de quatro metros de largura por dois de altura”, relata, explicando o fim do processo: “em chuva muito acentuada, com maré alta, as comportas vão ser acionadas e o bombeamento vai jogar a água em direção ao estuário”.
 
VISTORIA
Nesta quinta-feira, o prefeito Rogério Santos esteve na Avenida Haroldo de Camargo para conferir o andamento dos trabalhos. “Essa é uma das principais avenidas desta região, pois tem comércios, residências e faz divisa com São Vicente. Revitalizamos toda a via e, mais à frente, teremos a primeira estação de bombeamento de água da Zona Noroeste. Obras de infraestrutura são fundamentais, pois resolvem problemas de mobilidade e drenagem, melhorando a qualidade de vida das pessoas e gerando empregos”.