SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Nova Entrada de Santos: concluída pavimentação em avenida do Castelo

Nova Entrada de Santos: concluída pavimentação em avenida do Castelo


Fonte: Prefeitura de Santos (16 de abril de 2021 )
Rua será interligada com a Nossa Senhora de Fátima e receberá outras melhorias – Foto: Isabela Carrari

 

A pavimentação dos 1.050 metros da Avenida Haroldo de Camargo, no Castelo, foi concluída nesta quinta-feira (15). Na sequência, serão finalizadas as obras de reurbanização, que incluem interligação com a Avenida Nossa Senhora de Fátima, calçadas, guias, sinalização de trânsito e iluminação – serão instalados 29 postes de luz no canteiro central e novas lâmpadas de LED substituirão as atuais.

 

Ao valor de R$ 9,9 milhões, custeados pela Prefeitura com financiamento pela Caixa Econômica Federal (CEF), a intervenção integra a Etapa 1 da Nova Entrada de Santos e complementa a implantação de um sistema de drenagem – com 128 metros de extensão na via – iniciado em 2014 por meio do programa Santos Novos Tempos.

 

A próxima etapa será a construção de uma estação de bombeamento no fim da avenida, junto à Rua Caminho da Divisa, para absorção da água proveniente dos bairros, que será despejada no Rio dos Bugres, em direção ao estuário. O edital de licitação para execução da obra foi publicado segunda-feira (12) no Diário Oficial. A previsão é de conclusão em dois anos, com recursos do governo federal, com contrapartida do Município.

 

DRENAGEM
Conforme explica Wagner Ramos, secretário de Serviços Públicos e gestor da Nova Entrada de Santos, a drenagem restruturada contempla moradores de diferentes bairros. “Estamos atendendo a uma grande área de Santos, incluindo Castelo e Areia Branca e de grande parte do Jardim Guassu, em São Vicente, pois essa é uma galeria divisória”.

 

Segundo ele, ainda há risco de alagamentos no local em caso de chuvas muito volumosas. No entanto, garante que as obras, assim que finalizadas, acabarão com o problema. “Tínhamos aqui uma vala, com obstruções por conta de aterros e lixo. Recuperamos o percurso dessa vala, colocando aduelas de concreto de quatro metros de largura por dois de altura”, relata, explicando o fim do processo: “em chuva muito acentuada, com maré alta, as comportas vão ser acionadas e o bombeamento vai jogar a água em direção ao estuário”.

 

VISTORIA
Nesta quinta-feira, o prefeito Rogério Santos esteve na Avenida Haroldo de Camargo para conferir o andamento dos trabalhos. “Essa é uma das principais avenidas desta região, pois tem comércios, residências e faz divisa com São Vicente. Revitalizamos toda a via e, mais à frente, teremos a primeira estação de bombeamento de água da Zona Noroeste. Obras de infraestrutura são fundamentais, pois resolvem problemas de mobilidade e drenagem, melhorando a qualidade de vida das pessoas e gerando empregos”.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais