SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Diretora da ATP destaca alto potencial do setor portuário em evento da OAB-PE

Diretora da ATP destaca alto potencial do setor portuário em evento da OAB-PE


Fonte: ATP (16 de abril de 2021 )

 

O evento Diálogos da Advocacia, realizado virtualmente nesta terça-feira (13/4) pela OAB-PE, teve como tema Estatísticas do Transporte Aquaviário e Perspectivas. Na ocasião, a Diretora Executiva da ATP, Luciana Guerise, destacou o volume de investimentos nos TUPs (Terminais de Uso Privado) nos últimos anos.

 

“O setor portuário privado tem mais investimentos que todos os modais de infraestrutura nos últimos oito anos. A carteira de investimentos é de cerca de 43 bilhões de reais. São projetos bem planejados que garantem aos TUPs altos índices de produtividade”, revelou.

 

O Diretor da Antaq (Agência Nacional de Transporte Aquaviário), Adalberto Torkaski, destacou o crescimento de 9,65% na movimentação portuária de janeiro e fevereiro de 2021 em relação ao ano passado. “Os portos transportam um volume muito grande de commodities como minério de ferro, petróleo, soja e milho. O desafio é fazer crescer o segmento de contêineres”, frisou.

 

A advogada Ingrid Zanella, da OAB-PE, lembrou da importância da segurança jurídica para atração de investimentos, assim como a necessidade de desburocratização e de planos logísticos efetivos que contemplem o transporte multimodal. “É um ano para identificar melhorias e formas de desburocratizar o setor”, avaliou.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais