SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Ministério da Economia e governo do Rio de Janeiro discutem implantação da ZPE do Açu

Ministério da Economia e governo do Rio de Janeiro discutem implantação da ZPE do Açu


Fonte: Agência Porto (15 de abril de 2021 )

O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), Carlos Da Costa, e representantes do governo do estado do Rio de Janeiro definiram o novo cronograma para implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense. A expectativa é de que a ZPE do Açu entre em funcionamento já em 2023, com possibilidade de atrair R$ 40 milhões em investimentos e gerar cerca de 2 mil empregos.

 

De acordo com o cronograma – que ainda depende da aprovação do Conselho das ZPEs – será lançado no final do mês de junho o edital para seleção da empresa que vai viabilizar e administrar a ZPE. Em seguida, em outubro, deve ocorrer a assinatura dos contratos. Em janeiro de 2022 acontece a abertura da empresa administradora.

 

Segundo o secretário Carlos Da Costa, esse é mais um passo em direção ao desenvolvimento das Zonas de Processamento de Exportação. Ele ressaltou que, mesmo durante o período de pandemia, mantém o compromisso com o crescimento econômico do país, garantindo mais liberdade e segurança para o empresário. “A ZPE do Açu terá todo o apoio do governo federal para gerar desenvolvimento, emprego e renda para o estado do Rio de Janeiro, além de fortalecer o investimento das empresas na região”, afirmou.

 

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Leonardo Soares, lembrou que a ZPE faz parte das políticas do governador Claudio Castro para diversificar e descentralizar a atividade econômica no estado, de modo a reduzir desigualdades entre as regiões. E completou: “E, principalmente, viabilizando projetos que ofereçam oportunidades imediatas para o trabalhador fluminense”.

 

A região da ZPE possui uma localização estratégica, abrigando o complexo industrial e portuário do Porto do Açu. Por isso, o secretário da Casa Civil do Rio de Janeiro, Nicola Miccione, reforçou o compromisso do estado com a entrega do empreendimento. “Estamos fazendo todos os esforços para construir um estado forte e dar segurança para as empresas investirem aqui. Atrair bons negócios e garantir os benefícios para a população são prioridades do governo”, concluiu.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais