SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Janela única logística entrou em produção no Porto de Lisboa

Janela única logística entrou em produção no Porto de Lisboa


Fonte: Portos de Portugal (15 de abril de 2021 )

 

O dia 14 de abril de 2021 assinala mais uma etapa de desenvolvimento na atividade do Porto de Lisboa e do sector marítimo portuário em geral, com a entrada em produção da JUL – Janela Única Logística.

 

Este é mais um marco importante na evolução das soluções digitais de apoio ao negócio do Porto de Lisboa, caminho iniciado há muito e que tem sido feito de forma colaborativa com outros portos.

 

O projeto da JUL, liderado pela DGRM e coordenado pela APP – Associação dos Portos de Portugal, envolve todos os portos portugueses e stakeholders a nível nacional e tem como principal objetivo o incremento da eficiência dos portos no âmbito da “Estratégia para o aumento da competitividade portuária” aprovada pelo governo, assim como a uniformização e harmonização de procedimentos nos portos portugueses.

 

A JUL é um alargamento da JUP – Janela Única Portuária a todos os modos de transporte terrestre, desenvolvendo a ligação aos portos secos e plataformas logísticas, contribuindo para o aumento da competitividade das cadeias logísticas nacionais, através da desmaterialização e redução do tempo de transporte, englobando os modos de transporte terrestre e os diferentes intervenientes na cadeia logística de transporte de mercadorias situados no hinterland dos portos.

 

Para a APL, este é um marco assinalável e o início de um novo ciclo digital, que estará em permanente evolução, de forma integrada e harmonizada com todos os portos nacionais.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais