SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Seminário discute a desestatização dos Portos de interesse público

Seminário discute a desestatização dos Portos de interesse público


Fonte: Informativo dos Portos (13 de abril de 2021 )

O Cidesport, por meio da Unisul, em parceria com a UFSC e com a Escola Superior Náutica Infant D. Henrique de Portugal, realiza nesta terça, 13 de abril, o Seminário de Desestatização dos Portos de Interesse Público.

 

De natureza técnica e científica, o Seminário irá apresentar e discutir as experiências internacionais sobre privatização de portos e os resultados obtidos, e as iniciativas em andamento, empreendidas pelo Governo Federal para a desestatização de portos de interesse público.

 

As instituições envolvidas na organização do seminário não são defensoras ou contrárias ao processo de privatização, mas visam promover o debate e a discussão, agregando mais conhecimentos para que cada profissional possa formar sua opinião baseada em dados e fatos oriundos de diversas fontes. Estimular discussões para promoção de conhecimento é um papel que compete às universidades.

 

O tema desestatização ou privatização tem retornado à agenda dos dirigentes públicos, principalmente em decorrência da crise fiscal. Atualmente o setor privado já movimenta aproximadamente 66% de todas as cargas de importação e exportação (dados da Antaq).

 

Além disso, mais de 95% da balança comercial brasileira passa pelos portos públicos ou terminais privados.

 

Em termos mundiais, vários países adotaram modelos de privatização com resultados positivos e/ou negativos que precisam ser analisados, com o objetivo de gerar aprendizagem, permitindo uma melhor modelagem dos modelos que o Brasil vem estudando.

 

A organização do evento compete ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisul, aos Programas de Pós-Graduação em Contabilidade e em Engenharia de Produção da UFSC e aos cursos de mestrado da ENIDH, de Portugal.

 

Tem-se como potencial público alvo dirigentes, gestores e profissionais técnicos e administrativos que atuam nos portos públicos e privados; pesquisadores e professores que desenvolvem pesquisas e estudos sobre a gestão e o desempenho portuário; profissionais que possuem interesse no tema desestatização de portos; e dirigentes e profissionais que atuam em entidades de classe do setor portuário e em comunidades portuárias em geral.

 

Devido às condições sanitárias relacionadas a Covid 19, o seminário ocorrerá de forma digital (On-line e ao Vivo), por meio da Plataforma StreamYard, com transmissão pelo YouTube, Canal do Cidesport, no link https://www.youtube.com/channel/UCUlLxWqb-LmbbAcEWhymjjg

 

Confira a Programação do Seminário:


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais