SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Ciclone provoca ventania nos portos e traz frio de até 0 ºC

Ciclone provoca ventania nos portos e traz frio de até 0 ºC


Fonte: Canal Rural (13 de abril de 2021 )
Clique aqui para assistir

 

Neste fim de semana, um ciclone extratropical se formou sobre a costa da Argentina e do Uruguai e trouxe ventos de 80 km/h na região do Chuí, sul do Rio Grande do Sul. O sistema ainda será responsável por ventos fortes e aumento da agitação marítima nos portos do Sul e Sudeste nesta segunda-feira, 12.

 

As rajadas entre 50 e 70 km/h alcançam os portos de Rio Grande, Paranaguá e Santos entre a tarde desta segunda e a próxima madrugada. As ondas chegam a quase três metros de altura em algumas praias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina nesta segunda-feira, e entre 2 e 2,5 metros de altura entre São Paulo e Rio de Janeiro nesta terça-feira, 13.

 

Além disso, o ciclone extratropical associado a uma massa de ar de origem polar diminui a temperatura no Sul. De uma forma geral, esperam-se mínimas entre 5 °C e 10 °C no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná nesta terça-feira, mas a região de Urupema (SC) poderá ter mínima próxima de 0 °C e formação de geadas, sem comprometer a agricultura.

 

Na tarde desta terça-feira, a temperatura máxima também deve diminuir bastante no leste do Sudeste, mas a maior parte do Brasil permanecerá sob calor nesta semana. Com o aumento da chuva no próximo sábado, 17, outro declínio de temperatura máxima acontecerá entre o sul do Paraná e o norte do Rio Grande do Sul.

 

No domingo, 18, será a vez do calor diminuir no Sudeste e Centro-Oeste. Além disso, uma nova massa de ar frio avança pela região Sul e deixará as madrugadas mais frias na semana que vem. Novamente, a geada deverá aparecer apenas em Urupema e não deverá afetar a agricultura da região.

 

E em 15 dias, haverá tempo para uma terceira queda de temperatura na região por volta de 26 de abril.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais