SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Academia Marítima de Antuérpia simulou e explicou encalhamento do ‘Ever Given’ no Suez

Academia Marítima de Antuérpia simulou e explicou encalhamento do ‘Ever Given’ no Suez


Fonte: Portos de Portugal (8 de abril de 2021 )

 

A Academia Marítima de Antuérpia realizou um evento único destinado especialmente à comunicação social belga (jornais e estações de televisão), de modo a simular, retratar e analisar o encalhamento do navio ‘Ever Given’ no Canal no Suez.

 

Recorrendo a vários simuladores de embarcações, a equipa da Academia Marítima de Antuérpia mostrou, passo a passo, de que forma o porta-contentores do armador Evergreen encalhou na passagem marítima egípcia (uma das vias mais cruciais do transporte marítimo de mercadorias). Entre os presentes esteve o especialista Theo Notteboom, professor de Economia Marítima e fundador da entidade PortEconomics.

 

Entre as causas mais prováveis do incidente no Suez está o vento forte e um hipotético erro humano, algo que não ficou, ainda provado. O diretor da Academia Marítima Antuérpia, Rowan Van Schaeren, e os especialistas náuticos presentes deram mais informações sobre os aspectos de navegação do encalhe da embarcação, enquanto o especialista de Direito Marítimo Ralph De Wit discorreu sobre as questões jurídicas do incidente.

 

“Tive o prazer de compartilhar algumas reflexões sobre os impactos de curto e longo prazo do incidente no transporte, portos e logística. Um grande obrigado aos muitos jornalistas que participaram do momento de imprensa”, declarou nas redes sociais, Theo Notteboom, elogiando a iniciativa da Academia Marítima de Antuérpia.

 

Recorde-se que o navio da Evergreen esteve encalhado no Suez durante cerca de uma semana – o ‘Ever Given’ foi esta Segunda-feira desencalhado, através de uma combinação de escavações, dragagens e rebocadores.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais