SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Lançamento do Nordeste Export recebe vice-governador do Maranhão e promove intercâmbio de informações na importante semana da Infra Week

Lançamento do Nordeste Export recebe vice-governador do Maranhão e promove intercâmbio de informações na importante semana da Infra Week


Fonte: Fórum Brasil Export (7 de abril de 2021 )

 

O Lançamento do Nordeste Export 2021 – Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária foi realizado nesta terça-feira, 6 de abril, em cerimônia online muito concorrida e prestigiada por profissionais de alto gabarito. A iniciativa acontece na semana de promoção da Infra Week, na qual serão realizados 28 leilões de ativos de infraestrutura na sede da B3, em São Paulo. A região Nordeste estará em destaque com os leilões de 4 terminais portuários no Porto do Itaqui, 4 aeroportos (São Luís, Imperatriz, Teresina e Petrolina) e o trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) entre Ilhéus e Caetité, no estado da Bahia.

 

A cerimônia contou com a participação do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, representando o estado que sediará o Nordeste Export em 2021 nos dias 2 e 3 de agosto . No ano passado, as atividades foram promovidas no Porto de Suape, em Pernambuco. Brandão celebrou a localização privilegiada do Porto do Itaqui, próxima a grandes mercados como a Europa e a costa leste dos Estados Unidos, as excelentes condições naturais de profundidade do canal de navegação e a variedade de acessos ferroviários.

 

Brandão pediu aos membros do Fórum que reforcem junto ao Governo Federal a importância da expansão do trecho entre Porto Franco e Balsas na prorrogação antecipada da Estrada de Ferro Carajás (EFC), de forma a atender às demandas de transporte de uma das regiões agrícolas que mais se expande no Brasil, o Matopiba, onde vem crescendo nos últimos anos a produção de commodities como soja, milho e algodão. Esse é um pleito no qual o governo maranhense vem trabalhando com afinco.

 

O coordenador-geral de Modelagens de Arrendamentos Portuários do Ministério da Infraestrutura, Disney Barroca, fez uma apresentação valorizando a amplitude dos terminais já concedidos à iniciativa privada na região, envolvendo portos como o de Itaqui, no extremo Norte, e os da Bahia, estado mais ao Sul do Nordeste. Nos últimos anos foram realizados 13 licitações em portos da região, envolvendo mais de R$ 1,3 bilhão em investimentos previstos. Ele enfatizou que os arrendamentos dos portos públicos do Nordeste representam 35% da carteira nacional, região cuja área territorial é de aproximadamente 18% do território brasileiro. “A nossa preocupação é de atender a toda carteira de investimentos, não tenham dúvida que cada um desses projetos é importante para as cadeias produtivas envolvidas”.

 

Nos próximos dois anos ainda serão realizadas outras 14 licitações nos portos de Fortaleza, Areia Branca, Maceió, Cabedelo, Suape, Salvador e Ilhéus, proporcionando ao País investimentos de aproximadamente R$ 934 milhões. “Sou paraibano, nordestino, é um orgulho grande de estar nesse evento temático e falar dos investimentos na região”.

 

O presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago, valorizou o trabalho realizado pela equipe que administra o complexo portuário e disse que o Nordeste tem muitas potencialidades para auxiliar no desenvolvimento econômico do Brasil. Itaqui está se preparando para ampliar a movimentação de combustíveis com a realização de leilões de quatro terminais para movimentação e armazenagem de granéis líquidos que acontecem nesta sexta-feira na B3. Segundo ele, é fundamental que os resultados operacionais positivos do Porto possam mudar a vida da pessoas. “Essa é a grande missão no final do dia. Sempre falo para nossa equipe não celebrar os resultados somente dentro de nossa poligonal, precisamos celebrar quando nosso trabalho melhorar os indicadores econômicos e sociais, criando também um ambiente favorável para que as empresas possam investir com segurança e exercer suas atividades”.

 

O dirigente lembrou ainda que desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, o Brasil Export foi fundamental para manter a união e o diálogo entre os profissionais que atuam no setor de logística no País. “Faço aqui um convite para que em agosto possamos estar juntos, mesmo que de forma híbrida. E ter fé na ciência [no combate à Covid-19] para que a gente possa avançar”.

 

A força do Nordeste

O presidente do Conselho do Nordeste Export, Aluísio Sobreira, destacou a missão do Fórum de atuar como mensageiro de notícias positivas e das qualidades da região, ressaltando ainda as possibilidades de expansão do comércio das cadeias produtivas locais com outros grandes centros consumidores no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Com mais de 57 milhões de habitantes, o Nordeste abriga estados que, em área territorial, são equivalentes a grandes nações desenvolvidas: o território do Maranhão equivale ao da Itália, o da Bahia ao da França e até o menor estado, Sergipe, tem tamanho correspondente a Israel. “Minha palavra é de otimismo, ainda que o momento seja triste em relação à pandemia que estamos atravessando”.

 

A economista especialista na região Nordeste e sócia da Ceplan Consltoria, Tânia Bacelar, encerrou a cerimônia fazendo uma análise macroeconômica da infraestrutura dos 9 estados, apontando a necessidade de trabalhar em inovação e com um olhar otimista para o potencial da navegação comercial do Rio São Francisco, da malha ferroviária e da produtividade dos portos privados e públicos. “Após a pandemia é preciso revisitar o Nordeste. Há uma visão muito equivocada de ser somente um foco de pobreza. Suape e Itaqui bateram recorde [de movimentação] em plena pandemia. A tendência é de o cenário melhorar e o potencial da região prevalecer”.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais