SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Baixe grátis: aplicativo auxilia combate à covid-19 em Santos

Baixe grátis: aplicativo auxilia combate à covid-19 em Santos


Fonte: Prefeitura de Santos (6 de abril de 2021 )

Um aplicativo gratuito e de fácil utilização será o novo aliado em Santos na luta contra a covid-19. A ferramenta, fruto de parceria entre a Prefeitura, o Instituto Butantan e a startup Global Health Monitor (GHM), está disponível a partir desta segunda-feira (5) e permite que os munícipes façam autoavaliação, verifiquem o status da carteira de vacinação e de exames de diagnóstico, tenham acesso ao mapa que aponta risco de exposição e a informações sobre casos e mortes da doença, além de dicas de prevenção.

 

A Cidade é a segunda do País a adotar a tecnologia, que estará integrada aos dados locais e também à plataforma Tainá do Butantan. “O monitoramento epidemiológico da covid-19 com auxílio da tecnologia será de extrema importância para ajudar a superar este momento crítico da pandemia na nossa região”, destaca o prefeito de Santos e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), Rogério Santos.

 

“Estamos ajudando Santos e Araraquara disponibilizando ferramentas para o combate à epidemia, entre elas a assistente virtual Tainá, que responde dúvidas, ajuda a identificar sintomas e orienta o que fazer se a pessoa teve contato com alguém com covid”, destaca Dimas Covas, diretor do Butantan.

 

Quanto mais rápido a população instalar e alimentar o aplicativo de informações individuais, mais eficaz será a ferramenta. O indicado é que pelo menos 18% da população santista – correspondente a 78 mil pessoas do total de 433 mil – utilize o app para que se reflita a realidade epidemiológica da Cidade.

 

O aplicativo é baseado no rastreamento de contatos (contacttracing) e ajuda os usuários a detectarem se estiveram próximos a uma pessoa contaminada, com a emissão de alertas quando há aproximação de área de risco.

 

“O funcionamento se dá pelo smartphone, por geolocalização, com uso de dados bem similar aos aplicativos de rotas de trânsito”, explica Henrique Mendes, fundador da GHM. As informações são anônimas, respeitando o sigilo dos usuários e de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

A autoavaliação é uma etapa muito importante e deve ser preenchida pelo usuário, informando se está sem ou com sintomas, se teve contato próximo com caso suspeito nos últimos 14 dias, se esteve em aglomerações ou usou transporte público, entre outras informações. “O aplicativo é bem intuitivo, de fácil uso, e o questionário técnico pode ser respondido de forma muito simples e rápida pelos munícipes”, destaca o secretário municipal de Planejamento e Inovação, Fábio Ferraz.

 

Em Santos, um dos diferenciais será a indicação da situação das unidades de saúde durante a vacinação contra a covid-19. De acordo com a procura registrada, a unidade terá uma cor no mapa georreferenciado (vermelho, amarelo e verde). Por exemplo, se estiver com grande demanda, a indicação será vermelha. Em caso de baixo movimento, a cor indicada será verde. Também estarão disponíveis no aplicativo os dados sobre a ocupação hospitalar da Cidade. Estas funcionalidades estão previstas até o início de maio.

 

Além do aplicativo, os munícipes também podem contar, desde 23 de abril de 2020, com a plataforma Monitoramento Santos Covid-19,

 

  • Faça o download do aplicativo Global Health Monitor (GHM) no site da empresa (https://ghm.world/#download) ou pelas lojas on-line Apple ou do Google no seu smartphone.
  • Clique no botão “Criar minha conta” para iniciar o cadastro.
  • Leia e aceite os termos de uso, clicando em “Continuar”
  • Informe seus dados ou cadastre-se usando uma rede social.
  • Abra seu e-mail (o mesmo que incluiu no cadastro) para acessar o código de ativação.
  • Conclua seu cadastro informando os dados solicitados.
  • Finalize e clique em “Começar a usar”
  • Faça a autoavaliação diariamente

 

Mantenha ativa a função de localização do seu smartphone.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais