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Rumo opera trens com 120 vagões com transporte de soja entre MT e SP


Fonte: Viatrolebus (31 de março de 2021 )

A operadora de trens de carga Rumo divulgou recentemente que desenvolveu um novo modelo de transporte para o principal corredor ferroviário do agronegócio brasileiro, entre Rondonópolis (MT) e o Porto de Santos (SP).

 

De acordo com a transportadora, um novo comboio ferroviário com capacidade para transportar cerca de 11.500 toneladas úteis de grãos, conta com 120 vagões e traz um ganho de aproximadamente 50% na capacidade em relação às composições usadas antes, com no máximo 80 vagões (7.600 ton).

 

Por dia, são em média sete trens de 120 vagões em direção a Santos. No último mês, cerca de 80 mil toneladas de soja têm sido embarcadas diariamente no principal terminal de grãos da América Latina.

 

O último levantamento de grãos da Safra 2020/21 divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a safra brasileira foi estimada em 133,70 milhões de toneladas, do lado do consumo, espera-se que as exportações atinjam um número acima de 85,7 milhões de toneladas, motivadas pela forte demanda chinesa e pelo forte percentual comercializado, até o momento, que já alcança mais de 60% da safra.

 

Testes

A nova operação fez testes desde junho do ano passado, e é fruto da renovação antecipada do contrato de concessão da Malha Paulista até 2058. Em 2020, foram realizados 505 testes, o equivalente a mais de 830 mil quilômetros rodados.

 

O aumento de capacidade dos trens irá proporcionar uma redução de 30% no fluxo quando toda frota for composta por esse novo modelo operacional”, afirma Darlan Fábio De David, vice-presidente da Operação Norte da Rumo. “É uma solução que beneficia toda a cadeia logística. Desde a otimização do giro do terminal nas operações de carga e descarga até a redução no transit-time das operações ferroviárias e a oferta de fretes mais competitivos”, diz.


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