SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Novo Plano Nacional de Logística entra em fase de consulta pública

Novo Plano Nacional de Logística entra em fase de consulta pública


Fonte: EPL (31 de março de 2021 )

Nesta terça-feira (30), o Ministério da Infraestrutura e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) disponibilizaram para consulta pública o Plano Nacional de Logística – 2035 (PNL 2035). O documento traz um diagnóstico da logística brasileira e prevê cenários estratégicos na logística, abrangendo todos os modos de transporte.

 

O PNL 2035 apresenta ao Governo Federal as necessidades e oportunidades para o desenvolvimento sustentável da rede de transportes, maximizando os impactos positivos na sociedade e no mercado nacional e internacional. O trabalho conta com a disponibilização de informações do Observatório Nacional de Transporte e Logística e adota consideráveis inovações em relação ao PNL 2025, lançado no ano de 2018.

 

Como forma de sistematizar e integrar todo o ciclo de planejamento de transportes em nível federal, o plano traz ferramental tecnológico e informacional robusto para a priorização e implantação de ações e projetos com maior assertividade, por meio da estimativa de indicadores estratégicos para cada cenário futuro simulado. O PNL será capaz também de subsidiar a elaboração dos Planos Setoriais Táticos, como o Plano Setorial de Transportes Terrestres, o Plano Setorial Portuário, o Plano Setorial Hidroviário e o Plano Aeroviário Nacional.

 

Para o novo PNL, a EPL consolidou novas matrizes de origem e destino. Os técnicos da estatal utilizaram dados de telefonia móvel e de notas fiscais eletrônicas para entender a movimentação de cargas e passageiros, em diferentes modos de transporte, por todo o território nacional. Para traçar o cenário com o horizonte dos próximos 15 anos, o documento também leva em conta em conta projeções econômicas, perspectivas tecnológicas e políticas públicas de desenvolvimento.

 

Para o diretor-presidente da EPL, Arthur Lima, a nova versão do PNL é um marco para a EPL e, sobretudo, para o planejamento integrado de transportes no Brasil. Ele destaca também o rigor técnico empregado no plano.

 

“Os resultados do PNL 2035 surgem por meio da utilização de parâmetros transparentes, alinhados à Política Nacional de Transportes do Ministério da Infraestrutura. Desta forma, torna-se possível que o Poder Público e a sociedade interessada apreciem de forma objetiva os cenários testados.”

 

Debates – Durante a etapa de elaboração do PNL 2035, a EPL realizou uma série de seminários com representantes do setor produtivo e especialistas. Foram seis encontros virtuais onde foram apresentados e debatidos os estudos desenvolvidos pela estatal para rodovias, portos, ferrovias, transporte aquaviário e intermodalidade, além da metodologia utilizada.

 

A consulta pública, que será conduzida pelo Ministério da Infraestrutura, terá duração de 30 dias. Para participar, basta acessar a plataforma Participa + Brasil.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais