Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Embarques brasileiros de algodão em março já são recorde para o mês, diz Abrapa

Fonte: Valor Econômico (29 de março de 2021)

O Brasil exportou 153,8 mil toneladas de algodão nas três primeiras semanas de março e estabeleceu, com isso, um recorde histórico para o mês, segundo boletim da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) divulgado nesta sexta-feira.
 
O recorde anterior havia sido registrado em março do ano passado, quando os embarques brasileiros somaram 140 mil toneladas. Na terceira semana deste mês, o Brasil exportou 49 mil toneladas.
 
No boletim, a entidade comentou que o bloqueio do Canal de Suez, no Egito, não interrompeu o comércio de algodão, o que não significa que o incidente não tenha tido efeitos sobre o mercado internacional da pluma. “[O bloqueio] impacta diretamente a cadeia têxtil pois esta é a principal via de exportação marítima de toda a Ásia para a Europa”, disse.
 
principal via de exportação marítima de toda a Ásia para a Europa”, disse a Abrapa. “A operação para desencalhar o Ever Given, um dos maiores navios do mundo, com 400 metros de comprimento, pode levar muitos dias ainda”.
 
Na terça-feira, o cargueiro encalhou durante uma manobra e, desde então, tem interrompido o fluxo de navios na rota. A cada dia de interrupção, cerca de US$ 10 bilhões de mercadorias deixam de transitar pelo canal, registra a Abrapa.