SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Comitê de combate à covid do Itaqui completa 1 ano

Comitê de combate à covid do Itaqui completa 1 ano


Fonte: EMAP - Porto do Itaqui (26 de março de 2021 )
Trabalhadores portuários em registro de março de 2020: “fique em casa”

 

Um ano depois de instituir o Comitê Preventivo para Covid-19 e outras infecções respiratórias no âmbito do Porto do Itaqui, a EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária –segue vigilante no cumprimento de medidas sanitárias e na manutenção do serviço essencial de abastecimento do Maranhão e de toda a sua área de influência. Com o agravamento da crise sanitária em todo o país neste mês, as medidas voltaram a ser ainda mais rigorosas e alinhadas às decisões do Governo do Estado.

 

“De modo imediato ao primeiro decreto do governador nós constituímos o Comitê para deliberar sobre medidas de prevenção e de saúde dos trabalhadores”, lembra o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago. “De lá para cá estamos mantendo e atualizando os protocolos, sempre atentos à nossa grande responsabilidade de zelar pela saúde das pessoas e ao mesmo tempo seguir em operação deste serviço essencial, garantindo o abastecimento, por exemplo, de produtos de higiene e limpeza, além de alimentos”, destaca.

 

Saúde e segurança

Para garantir condições de saúde e controle epidemiológico, o Porto do Itaqui atua de acordo com protocolos internacionais de saúde e segurança, mantendo atualizado o seu Plano de Contingência para Assuntos de Interesse Internacional em Saúde Pública e um posto permanente da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, na área portuária. Um navio só atraca no Porto do Itaqui depois de autorizado pela Agência, responsável pela fiscalização das condições de saúde de tripulação e higiene das embarcações.

 

Estão em trabalho remoto 70% dos funcionários da EMAP que pertencem ao grupo de risco e os demais seguem em modo híbrido, com revezamento de equipes. Qualquer colaborador que apresente sintomas gripais é orientado a permanecer em casa, de onde recebe diariamente acompanhamento do serviço médico da empresa.

 

As estações de trabalho e áreas comuns foram adaptadas com divisórias em acrílico para promover o distanciamento e informações sobre uso de máscaras, higienização e demais medidas preventivas, são constantemente atualizadas de acordo com os órgãos de saúde e veiculadas nos diversos canais de comunicação. A aferição de temperatura e o uso de álcool gel tornaram-se práticas permanentes e o ponto digital foi suspenso, com retorno ao uso do cartão magnético. O Programa de Visitas presencial foi substituído pelo virtual, assim como reuniões de trabalho e certames. Diversas tecnologias foram incorporadas ao dia-a-dia, garantido a manutenção das atividades.

 

O Plano de Contingência para a Covid 19 do Itaqui reúne todas as ações para controle da transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho. O documento vem sendo atualizado sempre que necessário.

 

Conheça as principais ações na Prevenção à COVID-19 no Porto do Itaqui: https://www.emap.ma.gov.br/_files/arquivos/todo-cuidado-importa.pdf.

 

LINHA DO TEMPO

Janeiro de 2020

– Representação da Anvisa no Porto do Itaqui recebe a comunidade portuária para reunião técnica, no auditório da EMAP, sobre o novo coronavírus e ações de controle desenvolvidas no complexo portuário.

 

Fevereiro de 2020

 EMAP aciona Plano de Emergência para atender tripulante do navio Condor Arrow, procedente dos Estados Unidos, que apresentou dor de cabeça e formigamento no braço. Imediatamente o tripulante foi levado de ambulância para o Hospital UDI, onde foi constatado um infarto.

 

Março de 2020

 Governador Flávio Dino publica o Decreto nº 35.660, que suspende eventos e determina outras medidas de prevenção e combate à doença que, até o momento, não tem nenhum caso confirmado no Maranhão.

 Porto do Itaqui institui oficialmente Comitê Preventivo para Covid-19 e outras infecções respiratórias.

– EMAP, seguindo as orientações do decreto nº 35.677, suspende por 15 dias as atividades presenciais a contar de 23 de março.

– EMAP reforça medidas de prevenção nos terminais de ferryboat da Ponta da Espera e Cujupe: higienização do espaço e orientação das pessoas. MOB empreende ações para evitar aglomeração, com a redução no número de viagens.

 

ABRIL 2020

– Porto do Itaqui realiza blitz de prevenção aos caminhoneiros contra Covid-19.

 

MAIO DE 2020

 Terminais da Ponta da Espera e do Cujupe voltam a ser higienizados, numa parceria com Prefeitura de Alcântara e 24º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro.

 EMAP formaliza convênio com OGMO – Órgão de Gestão de Mão de obra do Porto do Itaqui para indenizar trabalhadores portuários avulsos (estivadores, arrumadores e conferentes) afastados de suas funções em medida de prevenção à covid-19.

 

JUNHO DE 2020

 Porto do Itaqui é higienizado em suas áreas de maior fluxo de pessoas em ação realizada pelo Corpo de Bombeiros.

 Programa de Visitas do Porto do Itaqui migra para o modo virtual.

 


SETEMBRO DE 2020

 Governo do MA anuncia segunda fase do Tegram, que amplia capacidade do Itaqui para movimentar 20 milhões de toneladas de grãos/ano: coletiva virtual reúne o governador Flávio Dino, o diretor do consórcio Tegram, Marcos Pepe Bertoni, e o presidente do Itaqui, Ted Lago.

 

JANEIRO DE 2021

 Porto do Itaqui fecha 2020 com 25,3 milhões de toneladas de cargas movimentadas e movimentação acima da marca histórica.

 

FEVEREIRO DE 2021

– EMAP celebra 20 anos e fecha janeiro com alta de 21% na movimentação de cargas do Itaqui.

 

MARÇO DE 2021

 Mais moderno terminal de fertilizantes da América Latina, da COPI, começa a operar no Porto do Itaqui.

– Um ano da criação do Comitê e nova onda da covid-19 provoca ações mais rigorosas de contenção: por meio de decreto, governador antecipa feriado de 28 de julho para 26 de março e determina que somente serviços essenciais funcionem em todo o estado.


Mais lidas


    A desestatização do Porto de Santos deve ser concluída até o fim de 2022, de acordo com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários no Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, durante o III Congresso de Direito Marítimo e Portuário. De acordo com ele, a consulta pública deve ser aberta até o fim […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais