Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Barreiras sanitárias seguem com orientações em cidades da Baixada Santista

Fonte: Santaportal (26 de março de 2021)

Helder Lima/Prefeitura de Guarujá


 
BAIXADA SANTISTA – As cidades da Baixada Santista seguem realizando barreiras sanitárias nos acessos aos municípios a fim de coibir a entrada de turistas na região durante o lockdown, decretado na terça-feira (23). Nesta quinta (25), as cidades de Santos, Praia Grande, Guarujá, São Vicente e Bertioga seguiram com a medida.
 
Com a chegada do feriado prolongado, que acontece na capital paulista, as cidades se preocupam com o movimento de turistas que possam descer a serra em direção à Baixada. Por isso, a fiscalização prossegue nesta sexta-feira (26).
 
Os motoristas que não comprovarem a necessidade da viagem serão orientados a voltar para suas cidades de origem.
 
Santos
Em Santos, mais de 106 veículos foram abordados só na quinta-feira. Foi o segundo dia de bloqueio sanitário, montado no Saboó, na entrada da cidade. Quatro motoristas foram obrigados a retornar para a cidade de origem por não comprovarem necessidade de entrar em Santos.
 
A ação acontece com o apoio da Polícia Militar e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), e impede a entrada de vans, micro-ônibus, ônibus de turismo e carros de passeio com placas de fora da cidade para turismo. Só estão autorizados a entrar no Município, motoristas de carro de passeio que comprovarem a necessidade de trabalho ou consulta médica.
 
Praia Grande
Em Praia Grande, as ações de orientação aos motoristas acontecem desde sábado (20). Desde então, cerca de 700 veículos passaram pela barreira na Avenida Ayrton Senna, principal entrada da cidade. Os agentes de trânsito e GCM conversam com os motoristas de veículos com placas de fora da região sobre o lockdown, e orientam para que retornem para a cidade de origem.
 
Além dos agentes de trânsito e GCMs, as ações contam ainda com o apoio da Polícia Militar e os dias e horários em que acontecem as barreiras não são divulgados previamente. Os bloqueios acontecem de forma organizada, priorizando a passagem de ônibus municipais e intermunicipais, táxis e veículos de carga.
 
Guarujá
Em Guarujá, mais de 241 veículos foram impedidos de entrar na cidade no primeiro dia de barreiras. Os bloqueios começaram na quarta-feira (24) para frear o avanço da covid-19 em meio ao lockdown. As barreiras funcionam 24 horas na cidade e estão montadas em seis pontos de acesso ao município.
 
Na balsa de Bertioga, sete pedestres foram flagrados pela fiscalização querendo acessar a trilha da Prainha Branca para turismo, o que não é permitido. Eles tiveram que retornar para sua Cidade de origem.
 
São Vicente
São Vicente iniciou a fiscalização com barreiras sanitárias nesta quinta-feira (25), às 18h. A ação acontece com apoio da Setrans, GCM e PM. Os turistas serão informados sobre as restrições rigorosas em vigor na Baixada Santista devido à covid-19, e caso necessário, orientados a voltar para a cidade de origem.
 
A ação ocorre na Avenida Manoel de Abreu com a Avenida João Francisco Bensdorp, na Cidade Náutica. Motoristas que descem a serra serão informados sobre as restrições em vigor em toda a Baixada Santista, incluindo a suspensão de atendimento em diversos setores comerciais.
 
A Ponte Pênsil, trecho que interliga os municípios de São Vicente e Praia Grande, não será fechada e permanecerá funcionando normalmente, porém, com fiscalizações.
 
Bertioga
Em Bertioga, as barreiras sanitárias funcionam desde terça-feira (23), e mais de 3.000 veículos já foram abordados. Até a quarta-feira (24), 350 veículos precisaram retornar.
 
Em Cubatão e Itanhaém, não há barreiras sanitárias. Em Mongaguá, a medida só ocorre aos finais de semana. Em Peruíbe, as barreiras de orientação ocorrem em locais diferentes a cada dia.