Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Noruega avança com a construção do primeiro túnel de navios do mundo

Fonte: Revista Cargo (25 de março de 2021)


 
A Administração Costeira norueguesa (Kystverket) revelou que vai abrir licitação, no decorrer deste ano, com vista à construção do Stad Ship Tunnel, com 1,7 quilómetros de extensão. A empreitada, de dimensões épicas, será feita em parte da costa oeste da Noruega.
 
Construção do túnel arrancará já em 2022
A construção deste inovador túnel para navios terá início em 2022, com inauguração da infraestrutura a estar prevista para 2025 ou 2026. O túnel permitirá que navios de carga e de passageiros transitem diretamente entre o Mar da Noruega ao norte e o Mar do Norte ao sul, permitindo a passagem segura durante todo o ano. O túnel de 45 metros de altura e 36 metros de largura passará por baixo de uma montanha de 645 metros e terá capacidade para receber navios com calado de 12 metros. A estrutura foi planeada durante mais de um século
 
Noruega prestes a fazer história com construção inédita
A materialização deste projeto escreverá assim um novo capítulo no transporte marítimo – o país nórdico será o primeiro a construir um túnel para navios. Um dos grandes objetivos da construção, autorizada recentemente, é ajudar os navios a navegar no traiçoeiro mar de Stadhavet. A construção da infraestrutura custará cerca de 330 milhões de dólares. “É um projeto planeado há muitas décadas. Portanto, é muito agradável finalmente poder começar as obras”, declarou o gestor de projecto, Terje Andreassen, da Administração Costeira da Noruega, à estação CNN.
 
Segundo explicou o responsável à CNN, os navios que navegam nos arredores de Stadhavet são frequentemente afetados por marés violentas e mau tempo. Neste contexto de insegurança marítima, o futuro túnel para navios será importante para aumentar os índices de segurança na navegação, numa zona em que os furacões e tempestades são ocorrências relativamente regulares, frisou Terje Andreassen.