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ADM fixa metas para proteger florestas e terá compras indiretas rastreadas até 2022

Fonte: Moneytimes (24 de março de 2021)

A ADM disse que também promoverá outras iniciativas que protejam a vegetação nativa (Imagem: Reuters/Brendan McDermid)


 
A gigante de trading e processamento de commodities agrícolas ADM anunciou nesta terça-feira algumas metas de sustentabilidade como forma de proteger florestas e a biodiversidade, estabelecendo 2022 como o prazo final para ter rastreada a origem de todas as suas compras indiretas de produtos como soja milho.
 
Atualmente, a companhia já monitora via satélite e com o cruzamento de dados públicos todas as compras feitas diretamente junto aos produtores, mas não aqueles grãos originados por meio de parceiros em países como Brasil, Paraguai Argentina.
 
Além disso, a ADM afirmou que quer eliminar, até 31 de dezembro de 2030, a compra de produtos de áreas florestais convertidas em lavouras, ainda que o desflorestamento tenha sido realizado legalmente — no Brasil, pela lei, produtores podem desflorestar parte de suas terras, em percentuais que dependem da região.
 
No início do mês, uma das rivais da ADM, a Bunge, anunciou o lançamento de um programa para monitorar a soja adquirida de fontes indiretas no Cerrado brasileiro, em momento em que o mundo cada vez mais se preocupa com o desflorestamento associado à agricultura ou pecuária.
 
A ADM, assim como a Bunge e outras grandes tradings do setor, já tem por política não comprar soja com origem em desmatamento ilegal.
 
Mas a Bunge estabeleceu uma meta mais ambiciosa sobre a data limite para comprar grãos do Cerrado que tenham sido cultivados em áreas desflorestadas dentro da legalidade: 31 de dezembro de 2024.
 
ADM, Bunge e outras companhias já são signatárias de um acordo privado chamado Moratória da Soja, que proíbe a compra de grãos cultivados em áreas do bioma amazônico desmatadas após 2008, mesmo que o desflorestamento de parte da propriedade tenha ocorrido de forma legal.
 
“A ADM é a ponte entre o produtor na fazenda e o consumidor que encontra as marcas em nossas mesas, e estamos em uma posição única para influenciar as práticas sustentáveis em toda a cadeia de abastecimento”, disse o presidente e CEO da ADM, Juan Luciano, em nota.
 
“Estamos totalmente comprometidos com as florestas nativas e com a preservação da biodiversidade e dos recursos hídricos em nossa cadeia de abastecimento. Esta nova política reafirma o compromisso da ADM com a compra responsável e nos ajudará a reduzir ainda mais o impacto de nossas operações e cadeia de suprimentos, e continuará a manter nossos fornecedores em padrões elevados”, afirmou.
 
A ADM disse que também promoverá outras iniciativas que protejam a vegetação nativa com o objetivo de acabar “no menor tempo possível com a conversão da vegetação em biomas Cerrado e Chaco na América do Sul”.
 
A empresa disse que divulgará um relatório sobre o assunto até o final do primeiro trimestre de 2022.