Login
Associe-se
NOTÍCIAS

A representantes do setor portuário, Sampaio revela expectativa com a Infra Week

Fonte: Ministério da Infraestrutura (24 de março de 2021)

Marcelo Sampaio, Secretário Executivo do MINFRA e Fabricio Julião, CEO do Fórum Nacional Brasil Export – Foto: Linkedin/Marcelo Sampaio


 
O secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, apresentou nesta terça-feira (23) os projetos do Governo Federal de concessão e desestatização de ativos em 2021. A expectativa maior está com a Infra Week, prevista para os dias 7, 8 e 9 de abril, onde serão concedidos à iniciativa privada 28 ativos de infraestrutura, entre aeroportos, terminais portuários e uma ferrovia.
 
Sampaio participou do Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária – Brasil Export. Em sua participação, o secretário destacou sobre os avanços que vem acontecendo no ministério e as perspectivas para este ano. “
 

Mais um ano muito forte de trabalho para transformar esse país gigante em competitividade. Já em abril estamos com a expectativa de arrecadar R$ 10 bilhões em investimentos privados com as concessões”, afirmou.

 
A previsão até dezembro é conceder mais de 50 ativos. Entre os projetos, 23 aeroportos, 11 rodovias, 2 ferrovias, 17 terminais portuários e a desestatização da Codesa. Segundo Sampaio, a expectativa da Pasta é chegar até o final de 2022 com investimentos de R$ 250,8 bilhões em infraestrutura.
 
BR do Mar – Durante o fórum, o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Diogo Piloni, destacou a importância sobre os marcos regulatórios que estão no Congresso Nacional serem aprovados, que irão garantir a segurança jurídica na execução de todos os contratos.
 
Como exemplo, citou o BR do Mar, que visa aumentar a participação da cabotagem na matriz de transportes brasileira, favorecendo a concorrência e produtividade no segmento.