Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Sul e Sudeste continuam dominando envio da carne ao exterior

Fonte: Portal DBO (22 de março de 2021)

O escoamento da carne bovina brasileira que é exportada continua a se concentrar nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, informa a consultoria Agrifatto. No entanto, o crescimento do rebanho bovino brasileiro segue caminho contrário, com avanços mais significativos nas regiões Centro-Oeste e Norte.
 
Nos dois primeiros meses de 2021, 95,71% da proteína bovina do Brasil que foi exportada para outros países saiu de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Esse resultado representou aumento de 1,32 ponto percentual sobre o mesmo período de 2020.
 
São Paulo, através do porto de Santos, é a Unidade Federativa por onde é mais escoada a proteína bovina. A participação do porto de Santos nos embarques brasileiros chegou a 69,08% no 1º bimestre de 2021, a maior participação desde 2012, relata a Agrifatto.
 
Desde 2015, Pará vem se destacando como um dos cinco principais Estados para a saída da proteína bovina brasileira. “No entanto, mesmo sendo um dos maiores produtores e fazendo fronteira direta com o maior produtor de proteína bovina do país (Mato Grosso), os portos do Pará não ultrapassam os 5% de participação no total escoado”, informa a consultoria.