SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   ADM prevê soja 100% rastreada na América do Sul até 2022

ADM prevê soja 100% rastreada na América do Sul até 2022


Fonte: Valor Econômico (19 de março de 2021 )

Até o fim de 2022, a Archer Daniels-Midland (ADM) pretende rastrear toda a soja que compra na América do Sul. A multinacional americana, uma das maiores empresas de agronegócios do mundo, perseguirá a meta em meio a sucessivos recordes de originação de grãos no Brasil.

 

Segundo Ray Young, diretor financeiro da companhia, o objetivo é rastrear toda a soja originada no continente, inclusive a que é comprada de terceiros. Com o rastreamento, diz o executivo, a ADM pode estimular os agricultores da América do Sul a adotar práticas sustentáveis. “Esse é o tipo de papel que nós desempenhamos ao encorajar boas práticas de produção”, afirmou Young em evento virtual organizado pelo jornal “Financial Times”.

 

Em 2020, a originação de soja e milho da ADM no Brasil bateu recorde pelo terceiro ano seguido, segundo a empresa, que não informou os volumes movimentados. A originação das duas commodities cresceu 7% no país, segundo comunicado distribuído em janeiro. A soja, com alta de 14%, dominou o avanço.

 

Os esforços da ADM em sustentabilidade incluíram sua adesão à Moratória da Soja, na qual empresas associadas à Associação Brasileira das Indústrias Óleos Vegetais (Abiove) e à Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) assumiram o compromisso de não comercializar a oleaginosa produzida em áreas desmatadas do Bioma Amazônico. Em 2021, a Moratória da Soja completa 15 anos.

 

A ADM tem reduzido paulatinamente o peso que as commodities agrícolas a granel têm para suas operações e, em paralelo, ampliado a fabricação de alimentos com margens mais altas. Segundo Young, a empresa espera que, até 2050, a unidade de nutrição, que inclui o segmento de proteínas à base de plantas, seja tão grande quanto o tradicional negócio de compra e embarque de produtos agrícolas – ou até maior que ele.

 

Hoje, a divisão de nutrição é a que cresce com mais rapidez na companhia, afirma o executivo. Em 2020, as receitas totais da ADM cresceram 7,44%, para US$ 64,36 bilhões. O lucro líquido, por sua vez, subiu 28,5%, a US$ 1,77 bilhão. “Com base em nossos planos atuais de crescimento orgânico, esperamos sólidos aumentos de receita e lucro com nutrição em 2021 ”, diz a empresa em seu balanço financeiro do ano passado, publicado em janeiro.

 

As pesquisas sobre fontes e modelos de produção mais sustentáveis são reflexo das projeções que a empresa faz para daqui a três décadas, afirma Young. “A população global vai crescer, e não podemos depender de proteínas animais no futuro, já que os animais ruminantes são responsáveis por 15% a 20% das emissões de poluentes no mundo”, disse.


Mais lidas


    A desestatização do Porto de Santos deve ser concluída até o fim de 2022, de acordo com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários no Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, durante o III Congresso de Direito Marítimo e Portuário. De acordo com ele, a consulta pública deve ser aberta até o fim […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais