Login
Associe-se
NOTÍCIAS

A CETESB e a conscientização das mudanças climáticas

Fonte: CETESB (17 de março de 2021)

Em 2011, foi instituído o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, comemorado anualmente em 16 de março. A data busca chamar a atenção da população sobre as alterações do clima no planeta. Mudanças causadas, em parte, pela emissão de gases de efeito estufa – GEE.
 
A CETESB, desde 1995, coordena o Programa Estadual de Mudanças Climáticas – PROCLIMA, com ações relevantes que permitam a redução dos GEE, em especial, os gerados por resíduos.
 
Em 2019, foi firmado, pelo Governo do Estado com coordenação da CETESB, o Acordo Ambiental São Paulo que objetiva incentivar empresas paulistas a assumirem compromissos voluntários de redução de emissão de gases de efeito estufa, a fim de conter o aquecimento global abaixo de 1,5°C.
 
Compromisso assumido na COP25 – 25ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Madri, Espanha, na qual esteve presente a diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias.
 
“Atualmente, o Acordo Ambiental SP conta com 201 aderentes voluntários, engajados na implementação de novas tecnologias e soluções inovadoras, realçando o protagonismo do Estado na agenda climática”, salienta Patrícia Iglecias.
 
Paralelamente ao Acordo SP, em novembro de 2019, foi criada a Câmara Ambiental de Mudanças Climáticas – CAMC, no intuito de, em conjunto com entidades e empresas, definir o relato das emissões e esclarecer demais dúvidas técnicas que possam ser suscitadas pelas partes do Acordo.
 
Neste ano, está em vias de apreciação pela Diretoria da CETESB, a “Nota Técnica sobre Quantificação e Relato de Emissões de Gases de Efeito Estufa para o Acordo Ambiental São Paulo”, produzida pela CAMC e seus grupos de trabalho.
 
Apesar do período de pandemia da COVID, a CAMC realizou 10 reuniões online de 5 subgrupos trabalho, compostos por 17 profissionais de 7 organizações, nas quais foram validados 70 casos de sucesso para redução de gases de efeito estufa e/ou melhorias ambientais, com a posterior publicação.
 
A Câmara, no momento, está envolvida na produção e validação de outros textos complementares para orientar os aderentes a enviarem as informações de suas emissões e reduções de GEE para o Acordo.
 
Nas palavras de Josilene Ferrer, assessora da presidência, “essa é uma iniciativa pioneira, que agrega empresas e organizações com vários níveis de expertise nessa agenda.”
 
“A publicação da Nota Técnica, que visa orientar o envio de informações sobre gases de efeito estufa para o Acordo Ambiental São Paulo, é um produto do trabalho que tem sido desenvolvido pela Câmara”, complementa Patrícia Iglecias.
 
Para Patrícia Iglecias, tanto o Acordo Ambiental São Paulo como a instituição da Câmara Ambiental de Mudanças Climáticas são motivos de muito orgulho para a equipe da CETESB.
 

“Nós temos procurado trabalhar em cooperação com outros governos estaduais, municipais, com o setor privado e com a sociedade civil, de forma a ampliar e fortalecer as ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, no Estado de São Paulo”.