SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Agronegócio brasileiro alimenta 800 milhões de pessoas, diz estudo da Embrapa

Agronegócio brasileiro alimenta 800 milhões de pessoas, diz estudo da Embrapa


Fonte: Valor Econômico (8 de março de 2021 )

 

O Brasil alimenta quase 800 milhões de pessoas no mundo com sua produção agropecuária, de acordo com estudo divulgado pela Enbrapa nesta quinta-feira. Segundo o levantamento, assinado por Elisio Contini e Adalberto Aragão, da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Embrapa (Sire), em 2020, o país forneceu alimentos para 772,6 milhões de pessoas, sendo 212,2 da população brasileira e 560,4 milhões de outros países.

 

Os cálculos para estimar o número de pessoas que o agronegócio brasileiro pode alimentar foram feitos em duas etapas. Primeiro, os autores reuniram os dados sobre a produção física de grãos, posteriormente avaliada a partir de preços internacionais.

 

Entraram nas contas dos pesquisadores a produção de grãos e de oleaginosas, alimentos básicos de boa parte da população do planeta e também essenciais para produzir proteína animal. No cálculo do valor da produção, os autores utilizaram o indexador “Food Price Index”, que considera as cotações de arroz, trigo, milho, cevada, óleos e tortas de soja, soja, óleos de dendê, coco e amendoim e ainda itens como açúcar, banana, laranja e carnes de boi e aves.

 

Os autores também fizeram a conversão da carne bovina exportada. “Como a carne bovina que o Brasil exporta é produzida a pasto, convertemos essa exportação para equivalente em grãos e calculamos quantas pessoas são alimentadas por essa carne”, disse Contini, em nota.

 

Nos últimos dez anos, a participação brasileira no mercado mundial de alimentos saltou de US$ 20,6 bilhões para US$ 100 bilhões, informa o estudo. Carne, soja, milho, algodão e produtos florestais lideraram o avanço do agronegócio brasileiro nesse período.


Mais lidas


O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais