SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   A Força Feminina na Baía de Todos-os-Santos

A Força Feminina na Baía de Todos-os-Santos


Fonte: CODEBA (8 de março de 2021 )
Ana Paula Calhau – Diretora de Gestão Comercial e Desenvolvimento

Todos nós temos, pelo menos, uma mulher em nossas vidas à qual devemos ser gratos. Mães, filhas, esposas, tias, sobrinhas, amigas, madrinhas, colegas de trabalho, líderes mundiais, artistas, secretárias, gerentes, diretoras, médicas…A lista é imensa!

 

O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março. A data, oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, tem o objetivo de relembrar as lutas sociais, políticas, econômicas das mulheres no mundo todo.

 

De acordo com os registros históricos, o primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909, nos Estados Unidos. Foi a partir da Revolução Industrial de 1789, que elas passaram a ir para as ruas, exigindo melhores condições de trabalho, igualdade entre os sexos, melhores salários, entre outros fatores.

 

O cenário já é diferente. Mas ainda há desequilíbrio, principalmente no mercado de trabalho. Um levantamento divulgado nesta quinta-feira, 4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que, apesar de serem pouco mais da metade da população baiana (51,6% dos 14,9 milhões de habitantes), em 2019, as mulheres ocupavam pouco mais de um terço dos cargos gerenciais (36,2%) nos locais de trabalho.

Rita Leal – Há 43 representando as mulheres na CODEBA

 

Com relação a ocupação de postos de trabalho em geral, a presença feminina também é menor do que a masculina na Bahia, que ocupa a 11ª posição entre os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. Em 2019 as mulheres, ocupavam 43,0% dos cerca de 5,8 milhões de postos de trabalho.

 

Mas, o cenário muda a cada ano. O percentual de cargos gerenciais ocupados por mulheres na Bahia cresceu em relação a 2018 (quando era de 35,9%) e em relação a 2012 (33,9%), ano inicial da série histórica disponibilizada pelo IBGE. O pico de presença feminina em cargos de chefia, no estado, ocorreu em 2016, quando 45,2% eram ocupados por mulheres.

 

No setor logístico portuário, mulheres inspiram outras mulheres. Aqui na CODEBA, por exemplo, a diretora de Gestão Comercial e de Desenvolvimento da CODEBA, Ana Paula Leal Aguiar Calhau é a única mulher a ocupar um cargo de direção. Há dois anos, optou por aceitar os desafios do cargo, sabendo que o meio ainda é predominantemente masculino. “O ser humano tem uma capacidade de inteligência imensa, seja homem ou mulher. Ambos têm condição de adquirir conhecimento e visão técnica sobre qualquer setor, e também sobre estratégias para o desenvolvimento econômico”, explica.

 

Com mais tempo de casa, Rita Leal trabalha na CODEBA desde 1977. Durante esses 43 anos, passou por diversos setores. Do Porto de Aratu, foi transferida para a Sede, em Salvador. Atuou na Secretaria da Diretoria Administrativa e Financeira – DAF. Atualmente, está na Gerência Administrativa – GAD. Há tantos anos trabalhando como portuária, carrega no peito a gratidão de ser uma das mulheres que está há mais tempo na empresa.

Regiane Santos – Estagiária da ASCOM

O trabalho na CODEBA também despertou o interesse de Regiane Santos. Estagiária na Assessoria de Comunicação, acaba de renovar o contrato para ficar por mais um ano.

 

Feliz com a tão sonhada conquista, ela relembra quando pisou pela primeira vez na CODEBA, ainda insegura e acanhada, acreditou ser capaz e enfrentou os desafios, naquele universo novo, onde, para ela, “tudo acontecia”. Um lugar para aprender e crescer. Enxerga na empresa, além da chance de viver mais uma experiência profissional, a oportunidade de se desafiar como mulher e profissional.

 

“A CODEBA me ajudou a me tornar uma mulher forte! Às vezes fico pensando o que Regiane de três anos atrás, tímida e insegura, sentiria ao ver que ela conquistou o sonho de estagiar em umas das maiores empresas do sistema portuário da Bahia! Ouso acreditar que ela sentiria muito orgulho”, declara com um sorriso no rosto.


Mais lidas


  Estivemos presente na primeira Expo Retomada – Evento Teste Oficial autorizado pelo Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Santos, para falarmos sobre a reabertura dos eventos.   Nosso Diretor-Executivo, Ricardo Molitzas participou no 3º Painel: “Novas oportunidades de gestão para o setor de eventos” ao lado da Sueli Martinez […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais