SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   A Força Feminina na Baía de Todos-os-Santos

A Força Feminina na Baía de Todos-os-Santos


Fonte: CODEBA (8 de março de 2021 )
Ana Paula Calhau – Diretora de Gestão Comercial e Desenvolvimento

Todos nós temos, pelo menos, uma mulher em nossas vidas à qual devemos ser gratos. Mães, filhas, esposas, tias, sobrinhas, amigas, madrinhas, colegas de trabalho, líderes mundiais, artistas, secretárias, gerentes, diretoras, médicas…A lista é imensa!

 

O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março. A data, oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, tem o objetivo de relembrar as lutas sociais, políticas, econômicas das mulheres no mundo todo.

 

De acordo com os registros históricos, o primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909, nos Estados Unidos. Foi a partir da Revolução Industrial de 1789, que elas passaram a ir para as ruas, exigindo melhores condições de trabalho, igualdade entre os sexos, melhores salários, entre outros fatores.

 

O cenário já é diferente. Mas ainda há desequilíbrio, principalmente no mercado de trabalho. Um levantamento divulgado nesta quinta-feira, 4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que, apesar de serem pouco mais da metade da população baiana (51,6% dos 14,9 milhões de habitantes), em 2019, as mulheres ocupavam pouco mais de um terço dos cargos gerenciais (36,2%) nos locais de trabalho.

Rita Leal – Há 43 representando as mulheres na CODEBA

 

Com relação a ocupação de postos de trabalho em geral, a presença feminina também é menor do que a masculina na Bahia, que ocupa a 11ª posição entre os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. Em 2019 as mulheres, ocupavam 43,0% dos cerca de 5,8 milhões de postos de trabalho.

 

Mas, o cenário muda a cada ano. O percentual de cargos gerenciais ocupados por mulheres na Bahia cresceu em relação a 2018 (quando era de 35,9%) e em relação a 2012 (33,9%), ano inicial da série histórica disponibilizada pelo IBGE. O pico de presença feminina em cargos de chefia, no estado, ocorreu em 2016, quando 45,2% eram ocupados por mulheres.

 

No setor logístico portuário, mulheres inspiram outras mulheres. Aqui na CODEBA, por exemplo, a diretora de Gestão Comercial e de Desenvolvimento da CODEBA, Ana Paula Leal Aguiar Calhau é a única mulher a ocupar um cargo de direção. Há dois anos, optou por aceitar os desafios do cargo, sabendo que o meio ainda é predominantemente masculino. “O ser humano tem uma capacidade de inteligência imensa, seja homem ou mulher. Ambos têm condição de adquirir conhecimento e visão técnica sobre qualquer setor, e também sobre estratégias para o desenvolvimento econômico”, explica.

 

Com mais tempo de casa, Rita Leal trabalha na CODEBA desde 1977. Durante esses 43 anos, passou por diversos setores. Do Porto de Aratu, foi transferida para a Sede, em Salvador. Atuou na Secretaria da Diretoria Administrativa e Financeira – DAF. Atualmente, está na Gerência Administrativa – GAD. Há tantos anos trabalhando como portuária, carrega no peito a gratidão de ser uma das mulheres que está há mais tempo na empresa.

Regiane Santos – Estagiária da ASCOM

O trabalho na CODEBA também despertou o interesse de Regiane Santos. Estagiária na Assessoria de Comunicação, acaba de renovar o contrato para ficar por mais um ano.

 

Feliz com a tão sonhada conquista, ela relembra quando pisou pela primeira vez na CODEBA, ainda insegura e acanhada, acreditou ser capaz e enfrentou os desafios, naquele universo novo, onde, para ela, “tudo acontecia”. Um lugar para aprender e crescer. Enxerga na empresa, além da chance de viver mais uma experiência profissional, a oportunidade de se desafiar como mulher e profissional.

 

“A CODEBA me ajudou a me tornar uma mulher forte! Às vezes fico pensando o que Regiane de três anos atrás, tímida e insegura, sentiria ao ver que ela conquistou o sonho de estagiar em umas das maiores empresas do sistema portuário da Bahia! Ouso acreditar que ela sentiria muito orgulho”, declara com um sorriso no rosto.


Mais lidas


O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais