SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Batata: O que esperar da safra deste ano?

Batata: O que esperar da safra deste ano?


Fonte: Moneytimes (4 de março de 2021 )
Agricultores veem batata com bom preço neste ano (Imagem: Unsplash/@eprouzet)

 

A estimativa de safra de batata para 2021 aponta um crescimento de 3,5%, de acordo com o Anuário 2020/2021 da Revista Hortifruti Brasil.

 

Contudo, há uma previsão de recuo de área plantada, por conta dos problemas de produção decorrentes da pandemia de Covid-19.

 

Com colheita prevista para o final do inverno, os produtores da região de Ponto Ferreira (SP) seguem sua missão de fornecer alimentos de qualidade para a população de todo o Brasil.

 

Desde 2006, o agricultor Manoel Polato produz batatas das variedades Asterix e Ágata, em uma área de 25 hectares, colhendo entre 600 e 800 sacas por hectare. Ele considera a atividade uma cultura de risco.

 

“O mercado é instável e o cultivo é delicado. Por isso, tenho pivô central para garantir a água na quantidade certa, faço análise de solo e tenho suporte de especialistas para planejar meu plantio”, relata o produtor.

 

Já o agricultor Vladirmir Varaldo, com mais de 40 anos no ramo, embora destine sua produção ao mercado in natura, enxerga possibilidades na batata para a indústria, usada na fabricação de produtos como batata pré-frita, farinhas e amidos.

 

“A batata está com bom preço, mas estamos mantendo nosso nível de produtividade por não conseguirmos prever o mercado a médio prazo. Não temos receita de bolo no manejo, mas acompanhamos a demanda da terra”, afirma o agricultor.

 

A irrigação da lavoura também é um ponto importante que garante a produtividade no clima mais quente no interior de São Paulo.


Mais lidas


    A desestatização do Porto de Santos deve ser concluída até o fim de 2022, de acordo com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários no Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, durante o III Congresso de Direito Marítimo e Portuário. De acordo com ele, a consulta pública deve ser aberta até o fim […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais