SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Portos e Navios e Wista realizam webinar sobre demurrage no Dia Internacional da Mulher

Portos e Navios e Wista realizam webinar sobre demurrage no Dia Internacional da Mulher


Fonte: Portos e Navios (2 de março de 2021 )

 

A demurrage e suas implicações para o transporte marítimo é tema de webinar organizado pela Portos e Navios em parceria com a Wista Brasil, no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

 

O evento tem como palestrantes Flavia Morais Lopes Takafashi, diretora do Departamento de Gestão de Contratos da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários; Gabriela Coelho da Costa, superintendente de Fiscalização e Coordenação das Unidades Regionais da Antaq; e Luciana Vaz Pacheco de Castro, Sócia da Advocacia Pacheco de Castro. A mediação do webinar será realizada por Danilo Oliveira, jornalista da revista Portos e Navios.

 

O dimensionamento e adequado da demurrage, essencial para a viabilidade do negócio do transporte marítimo, impacta fortemente os negócios de importação e exportação. A sua natureza jurídica é um ponto delicado e motivo de muita discussão entre os envolvidos no setor marítimo. Aprofundar o debate no contexto jurídico impacta também na sua regulação pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), especialmente no que diz respeito à RN 18.

 

Pacificar o entendimento doutrinário e regulatório é um grande desafio, sobretudo se o objetivo é buscar segurança jurídica no setor. Questões como a alegada abusividade nos valores praticados, transparência, previsibilidade na cobrança, liberdade econômica e autorregulação do mercado são alguns um dos muitos temas a serem abordados neste Webinar.

RN 18
A RN 18 é a norma da Antaq que dispõe sobre os direitos e deveres dos usuários, dos agentes intermediários e das empresas que operam nas navegações de apoio marítimo, apoio portuário, cabotagem e longo curso, inclusive infrações administrativas. Foi publicada em 26 de dezembro de 2017.

WISTA
Formada em 1974, a Women’s International Shipping & Trading Association (Wista International) é uma organização global que conecta mulheres executivas e tomadoras de decisão em todo o mundo. No Brasil, a entidade tem quatro anos de atuação.

 

Serviço:
Demurrage sob a ótica da RN-18/Antaq
Dia 8 de março de 2021
Das 17h30 às 19h
Participação gratuita
Inscrições – clique aqui


Mais lidas


O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais