Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Complexo de Suape leva trilha de inovação para portos públicos do Brasil

Fonte: Ministério da Infraestrutura (02 de março de 2021)

Imagem: Complexo de Suape


 
O Complexo de Suape, em parceria com a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNTPA), lançou o Projeto Labs, que irá reunir os portos públicos e delegados do Brasil para debater conceitos de inovação, metodologias e aprendizados adquiridos no dia a dia em Suape e agregar eficiência, rapidez e efetividade nas decisões de gestores. Serão dez encontros que ocorrerão até julho. O projeto também conta com a parceria da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH).
 
Os encontros acontecerão online. O primeiro aconteceu na última sexta-feira (26/2) e foi conduzido pelo time de inovação de Suape, que trouxe conteúdos sobre inovação. Entre os participantes, estão a Companhia Docas do Rio Grande do Norte, o Porto de Itaqui, a Companhia Docas do Rio de Janeiro, o Porto de Itajaí, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), a Companhia Docas do Pará e o Porto de Imbituba.
 
No conteúdo programático estão alguns temas como conceito de Produto Mínimo Viável (MPV), metodologias ágeis, digitalização e automatização de processos e inteligência artificial. “Iniciativas como essa trazem mais vigor e eficiência na gestão dos portos brasileiros, tornando-os ainda mais competitivos e funcionais no mercado portuário global”, declarou o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni.
 
Projeto Labs – São aulas de imersão no ecossistema de inovação, voltadas para metodologia, conteúdos e ferramentas que busquem trazer mais eficiência ao dia a dia. O programa faz parte do Suape Projeta, programa encabeçado pelo time de inovação de Suape que busca fomentar a cadeia produtiva através de técnicas disruptivas e inovadoras. A primeira edição do Projeta Labs aconteceu em junho de 2020 e foi voltada para indústrias. Esta edição terá conteúdo e trilha voltados especificamente para portos.